Segunda, 21 de Abr de 2014 | Últimas Notícias | Fale Conosco | Busca            
Mais Café

23/04/2009 22:10
ARTESANATO - Filtro de café usado vira arte nas mãos de Márcia Kaneco



Twitter


23/04/2009 - Planeta Londrina

Artesanato com filtro de café  O filtro descartável de café - que todos jogam no lixo depois de usar - se transforma em arte nas mãos da jornalista e artista plástica autodidata Márcia Kaneko. Com o material, ela produz quadros reconhecidos internacionalmente como representantes da cultura brasileira. Os desenhos são simples (bules e xícaras, por exemplo), mas o trabalho é complexo.

Depois de usado, o filtro é limpo. Ainda com a cor marrom do café em diferentes tonalidades, os filtros são selecionados por Márcia conforme a combinação desses tons e colados em uma tela de pintura um por um. Após a colagem, ela faz  desenhos  que, normalmente, remetem ao café. Todo esse processo demora certa de sete horas para um quadro de 50x70cm. 

Os desenhos em diferentes formatos e temas, desde os da vovó até os mais atuais, chamaram a atenção da organização Artest (Associação de Artesanato & Estilo) e assim  o trabalho de Márcia foi escolhido para fazer parte de uma exposição na rede de lojas italiana Coin em 2006. Com o objetivo homenagear a cultura brasileira, a mostra abriu oportunidade para a exportação de suas obras para França, Alemanha e Estados Unidos.

Quem conhece essa história não acredita que tudo começou com um sonho de infância de ser artista plástica, mas que não se perdeu na vida de Márcia. Já na vida adulta e trabalhando como jornalista, um programa de televisão despertou a artista escondida pela rotina do trabalho e da casa.

“Eu vi uma artesã fazendo abajur com filtros de café em um programa. Queria que meus filhos pintassem, mas eles não se interessaram. Então comprei o material e fui pedindo aos amigos que guardassem os filtros descartáveis. A idéia era aplicar a mesma técnica só que em telas de pintura. Claro que não deu certo na primeira, porque eles não explicam tudo nos programas”, conta Márcia.

Ainda contando com a ajuda dos amigos para recolher os filtros de café, a artista foi aprendendo o processo de criação na tentativa e erro. O uso do secador para aplicação do filtro na tela foi uma das descobertas que Márcia teve durante o trabalho. Além disso, ela também foi adaptando as telas ao gosto dos clientes. “As cores que uso nos desenhos são preto e branco, mas para os EUA, o pedido era grande por quadros coloridos. Eles associam a cultura brasileira com as cores e por isso que esses vendem mais lá”, observa.

Além dos quadros, Márcia confecciona pequenos oratórios, caixas de fósforo decoradas e imãs de geladeira. Com aplicação de fitas, lantejoulas e imagens de santos, esses artigos também são muito procurados no exterior. “Percebo que vende muito aqueles que têm santos de grande apelo e causas impossíveis”, comenta.

Serviço
O trabalho de Márcia Kaneko consta no livro do Sebrae “O melhor artesanato brasileiro”, no site da Artest (www.artest.com.br) e em Londrina é vendido direto pela artista. Fone: 9996-4196

Fabiane Gaion / Máxima Comunicação




Enviar para um amigo
enviar
Imprimir a materia
imprimir
Ir para editoria
editoria
Ir para editoria
mais noticias
Comentar Noticia
comente
Voltar
Voltar
Publicidade
Café Fácil








Siga no Twitter @cafeicultura
 
Revista Cafeicultura

Heranças e brigas em família
» Café Facil - Cafeteiras Espresso
Máquinas automaticas de café em ate 12x no cartão - Varias marcas
» CURSO DE BARISTA
querendo abrir sua primeira cafeteria, você vai encontrar no Kassai Café um produto de altíssima qualidade
 
 

Não encontrou o que procurava, faça uma Busca Especifica - Exemplo:
qual a produção brasileira de café orgânico
ou qual a previsão da safra de café para 2008

Google