Terça, 21 de Out de 2014 | Últimas Notícias | Fale Conosco | Busca            
Mais Café

21/10/2010 00:43
36º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeira - Convite PROGRAMAÇÃO



Twitter






36º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

PROGRAMA GERAL
E DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Dia 26/10/2010 – Terça-feira

9:00 – 12:00 hs – Abertura do Congresso, Debate sobre a Conjuntura Cafeeira, Lançamentos e Homenagens

14:00 - 17:30 hs - Sessão de apresentação de trabalhos de pesquisa
Presidente: Rubens J. Guimarães
Secretário: Julio C. Souza
PRAGAS DO CAFEEIRO
BICHO MINEIRO
Mil Fi 0298/05 (Imidacloprido + Flutriafol) no manejo do bicho-mineiro e influência a inimigos naturais no cafeeiro. BENVENGA, GRAVENA, SILVA, OLIVEIRA, ZARPELON, MORAES e ROSSI.
Avaliação do novo inseticida durivo 300 SC (Tiametoxam + Clorantraniliprole) no controle do bicho mineiro em cafeeiros. FERNANDES, V. BECKER, BECKER e BRITO.
Altacor no controle do bicho mineiro com alta infestação inicial nas condições do Cerrado Mineiro. SANTINATO, PEREIRA, FERNANDES e F. SANTINATO.
Influência do clima e manejo do mato na incidência do bicho-mineiro e de vespas predadoras, em cafeeiro no sul de Minas Gerais. SILVA, ALCÂNTARA, CARVALHO, REIS, P. NETO e ALEXANDRE JÚNIOR.
OUTRAS PRAGAS
Nematóide M.exígua prejudica a renovação de cafezais na Zona da Mata de Minas - comparativo de produtividade de variedades com e sem tolerância ao nematóide. MATIELLO, JAPIASSU, CARVALHO, ROSA e L. FILHO.
Eficiência do novo inseticida natural-Azamax (azadiractina) no controle da broca do café .CONCEIÇÃO, LESSI, MATIELLO, BARBOSA e FRANCISCHELLI.
Incidência da broca-do-café em lavoura irrigada sob pivô central. FRANÇOSO, MORAES, CUSTÓDIO, LIMA e FARIA.
Influência da infestação do ácaro Oligonychus ilicis sobre os nutrientes foliares do cafeeiro. TOLEDO e REIS.
Mortalidade de broca-do-café por isolados de beauveria bassiana coletados no município de Vargem Alta-ES. DALVI, ANDRADE, PRATISSOLI e POLANCZY.
Espécies de cigarrinhas e cochonilhas presentes em cultivo de Conilon em Linhares, ES. BENASSI, S. CARVALHO, COMÉRIO, SIMOURA, VALENTE e R.TEIXEIRA.
Programas de controle químico de doenças e cigarras do cafeeiro e seu efeito na produtividade. ALMEIDA, DUTRA e FIGUEIREDO.
DOENÇAS DO CAFEEIRO
FERRUGEM
Avaliação do controle da ferrugem do cafeeiro com aplicação de ópera via atomizador tipo canhão, em Marechal Floriano, ES. KROHLING, MATIELLO e MENDONÇA.
Efeito do Fulland (Fosfito de Cobre) em substituição ao Hidróxido de Cobre, associado a Triazóis e Estrobirulinas no controle da ferrugem do cafeeiro. PEREIRA, SANTINATO e LAUAR.
Manejo da ferrugem do cafeeiro, com rotação de ativos na aplicação de solo e foliar. ROSSI, MORAES, BENETTI e ROLAND.
Avaliação do produto celeiro no controle da ferrugem na cultura do cafeeiro. RIBEIRO CHALFOUN PEREIRA, JÚNIOR e MESQUITA.
Indutores abióticos na germinação de urediniósporos de H. vastatrix. COSTA, RESENDE, FERNANDES, PEREIRA, SILVA JUNIOR, DIAS, TOYOTA e GANAN.
Estudo da influência dos tratamentos de algumas interações de fungicidas cúpricos com fungicidas sistêmicos, no controle da ferrugem e qualidade final da bebida do café. LOPES, CANHETE, CHALFOUN e PEREIRA.
OUTRAS DOENÇAS
Avaliação de programas de tratamento para mancha de phoma em região de elevada altitude e com histórico de ocorrências e danos. MENDONÇA IKEDA e FERREIRA.
SEMENTES, MUDAS, PLANTIO, ESPAÇAMENTO E CONDUÇÃO
Sistemas de adensamento em cafeeiros visando safras altas em ciclos curtos, por recepas, nas matas de Minas. MATIELLO, ROSA e FILHO.
Desenvolvimento de sistema para uso comercial da clonagem de cafeeiros arábica ou híbridos. CARVALHO e MATIELLO.
Proteção com sombra, no pós-plantio, favorecendo o desenvolvimento inicial de cafeeiros Conillon em zona de altitude elevada, no Sul de Minas. MATIELLO, ALMEIDA, FERREIRA e FERREIRA.
Índices de qualidade e crescimento de mudas do Conilon vitória formadas em sacolas e agropote com diferentes substratos. DARDENGO, AZEVEDO, TATAGIBA, SANT’ANA, MARCILIO e SOUZA.

17:30 – 18:30 hs Seminário: 40 anos de convivência com a ferrugem do cafeeiro
Coordenador : Laércio Zambolim
Palestrantes : J.B. Matiello- Evolução da ferrugem e seu controle químico no Brasil
L.C. Fazuoli – Controle genético da ferrugem

Dia 27/10/2010 – Quarta-feira

Manhã livre

13:00 – 17:30 hs: Sessão de apresentação de trabalhos de pesquisa
Presidente: M. Fornazier
Secretário: André Fernandes
TRATOS CULTURAIS
CONTROLE DO MATO / HERBICIDAS
Sistemas de controle do mato e trato nutricional na produtividade em cafeeiros. MATIELLO, ROSA e L. FILHO.
Seletividade e controle de plantas daninhas em lavoura de café recém-implantada e fertirrigada no alto Paranaíba. MAGALHÃES, RONCHI, ARAÚJO, ALMEIDA, RUAS e GOD.
Manejo de plantas daninhas com o uso do flumioxazin (flumyzin) em pré-emergência em cafeeiros novos. RIBEIRO, MELO e ALCÂNTARA.
ADUBAÇÃO, CALAGEM E SOLOS
Fontes e doses de magnésio na correção e reequilíbrio do magnésio no solo, em cafezais na região das montanhas do ES. MATIELLO e KROHLING.
Eficiência da formulação Ciclus NK, de lenta liberação, no suprimento nutricional e na produtividade de cafeeiros. BARBOSA e MATIELLO.
Quantificação do processo de reciclagem de folhas em cafezais Conillon. MATIELLO, ALMEIDA, AGUIAR, JOSINO, ARAUJO, OLIVEIRA e MOULIN.
Adubação fosfatada em cafeeiros adultos na Zona da Mata de Minas. MATIELLO, ROSA e L. FILHO.
Efeito de novos fertilizantes foliares/ativadores fisiológicos na produtividade de cafeeiros. ALMEIDA e MARTINS.
Altas doses de gesso (irrigação branca) na formação e produção do cafeeiro. FAGUNDES, GARCIA, MATIELLO e RAMOS.
Efeitos dos macro-nutrientes N – P – K – Ca – Mg – S na formação e produção do cafeeiro em solo de Cerrado-Le. SANTINATO, FERREIRA, TAVARES, SILVA, D’ANTONIO e SILVA.
Estudo da viabilidade de disponibilização de potássio e fósforo em solos de cerrado com a utilização do Penergetic. FERNANDES, SANTINATO, SILVA e BRONZI.
Avaliação física do solo em lavouras de café através do sistema planta forte. MELO, RIBEIRO e FIGUEIREDO.
Evolução da absorção de N por cafeeiros fertirrigados no oeste da Bahia. BRUNO, REICHARDT, MOREIRA e FIGUEREDO.
Avaliação do efeito do Ciclus NKS no crescimento, nutrição mineral e produtividade do cafeeiro irrigado e cultivado em condições de cerrado. FERNANDES, SANTINATO e SILVA.
Adubação orgânica na formação e produção do cafeeiro cultivado em solo de cerrado le argiloso, com doses crescentes de palha de café associadas à adubação química, reduzida conforme os nutrientes npks contidos na palha. SANTINATO, CAMARGO, FERREIRA, TAVARES, SILVA e SILVA.
Lavagem-lixiviação do potássio em folhas de cafeeiros. MATIELLO, GARCIA, FIGUEIREDO e PAIVA.
Doses de adubação nitrogenada e potássica na produtividade de cafeeiros na Zona da Mata de Minas. MATIELLO, ROSA e L. FILHO.
PODAS E CULTURAS INTERCALARES
Novo sistema de condução de cafeeiros Conillon uni-caule, visando facilitar o manejo de poda, a mecanização dos tratos e a colheita. MATIELLO, AGUIAR, JOSINO, ARAÚJO e ARAUJO.
Efeito dos restos vegetais da poda e da adubação no desenvolvimento inicial de cafeeiros recepados. MATIELLO ROSA e L. FILHO.
Renovação do cafeeiro conilon por meio da poda programada de ciclo. FILHO, MAURI e VOLPI.
Safra zero- resposta ao esqueletamento de cultivares de café em diferentes espaçamentos na linha de plantio. GARCIA, FAGUNDES e PADILHA
ENXERTIA
Efeito da enxertia por encostia arábica-robusta no crescimento inicial de cafeeiros no campo. MATIELLO e CARVALHO.
Produtividade de cafeeiros enxertados e de pés francos em área infestada por Meloidogyne exigua no noroeste fluminense - 5ª Colheita. BARBOSA, VIEIRA, SOUZA, RODRIGUES e PINTO.
IRRIGAÇÃO, ARBORIZAÇÃO E QUEBRA VENTO
Novo sistema de combinação de eucaliptos no cafezal. MATIELLO, BARROS e L. CARVALHO.
Efeito da nutrirrigação por pulsos e convencional na produtividade do cafeeiro, no Sul de Minas Gerais. PAIVA, JUNIOR, SANCHES, ANDRADE e RAMOS.
Irrigação suplementar em cafeeiros do Sul de Minas. PAIVA, GARCIA, MATIELLO, PADILHA, JUNIOR e ANDRADE.
Avaliação da produção de clones de café conilon em consórcio com seringueira instalados na região norte do Espírito Santo. FILHO, COSTA, SANTANA e RONCHI.
COLHEITA, PREPARO, QUALIDADE DO CAFÉ, CONSUMO E SAÚDE
Colheita mecanizada de cafeeiros robusta - Conillon, na região de Pirapora-MG. MATIELLO, AGUIAR, JOSINO, ARAÚJO e MARTIN. 29
Variações químicas e sensoriais no café cereja descascado e tratado com fungicidas. SILVA, SOUZA, RIBEIRO, LIMA, MALTA e GUIMARÃES. 87

17:30 – 19:00 hs Seminário: Renovação de cafezais nas montanhas
Coordenador : Frederico Daher

Palestrantes : M. A.G. Ferrão – Renovar arábica-ES, objetivos e justificativas

S.R. Almeida – Sistemas de plantio e variedades

Juarez Silva – Como melhorar a qualidade dos cafés

Dia 28/10/2010 – Quinta-feira

Manhã livre

13:00 – 17:30 hs: Sessão de apresentação de trabalhos de pesquisa
Presidente: Gianno Brito
Secretário: Fábio Silva
Ação do consumo de café nos parâmetros clínicos, físicos e Antropométricos de indivíduos saudáveis. OLIVEIRA, CHALFOUN, CJ PIMENTA, PIMENTA, GOULART e GUIMARÃES. 161
Análise de sólidos solúveis e extrato aquoso em cafés bebida mole submetidos a três graus de torração. ABRAHÃO, PEREIRA e LIMA. 197
Biospeckle laser aplicado a análise de atributos em grãos de cafés. BARBOSA, ALVES, TORRES, BORÉM e BRAGA JUNIOR. 216
Condutividade elétrica e lixiviação de potássio de frutos imaturos de café arábica processados por via seca e via úmidade. ISQUIERDO, ALVES, BORÉM, CARDOSO e TORRES. 277
Qualidade do café Conilon submetido a diferentes condições de secagem: terreiro comum e de estufa e secador de fogo direto. PINHEIRO, PARTELLI, MUNIZ, GALLINI, ALVARENGA e A. PINHEIRO. 320
Avaliação de novo sistema de recolhimento mecanizado de café com dedos retráteis. OLIVEIRA, SILVA e GONÇALVES. 325
MELHORAMENTO GENÉTICO
Adaptação de cafeeiros Conillon, de diferentes clones, a condições de altitudes mais elevadas, na Zona da Mata de Minas. CARVALHO, MATIELLO, BARROS e BARBOSA. 27
Caracterização molecular de materiais comerciais de café. TEIXEIRA, PADILHA, PEREIRA, CARVALHO, L. CARVALHO e PINHO. 58
Desenvolvimento de cultivares de café com resistência ao bicho-mineiro. CARVALHO, MATIELLO, ALMEIDA, BENTO, FERREIRA, FERREIRA, PADILHA e GALDINO. 82
Reação de genótipos de cafeeiro ao nematóide M. paranaensis de S. Jorge do Patrocínio PR, em casa de vegetação. KRZYZANOWSKI, SPANHOL, ANDROCIOLI, MATA e GARDIANO. 89
Estimativa de parâmetros genéticos, para tamanho de frutos de Conilon.RODRIGUES, FERRÃO, FERRÃO, FONSECA E TOMAZ 129
Avaliação de cultivares de cafeeiro a M. exigua e M. paranaensis. PEREIRA, SALGADO, CARVALHO, OLIVEIRA, FERREIRA e VELLOSO. 144
Competição de variedades de cafeeiros com resistência à ferrugem na região do Planalto de Conquista – Bahia. MATIELLO, ALMEIDA e BRITO. 180
Características agronômicas e tecnológicas de clones de café robusta. FAZUOLI, CARVALHO BRAGHINI, MISTRO, CARVALHO e GALLO. 206
Desempenho produtivo de clones do Conilon ‘vitória’ na região sul do estado do Espírito Santo. MARTINS, SARTORI, FORNAZIER, PREZOTTI e MUSSI. 245
Heterose de híbridos F1 de cafeeiros resistentes ao bicho-mineiro. ITO, SERA, GROSSI, SHIGUEOKA, ROCHA, FERNANDEZ, JUSSIANI, ANDREAZI, COLOMBO e MACHADO. 316
Levantamento de raças de hemileia vastatrix berk et br em cafeeiros derivados de híbrido de timor. BRAGHINI, FAZUOLI, NUNES e MANTOVANI. 340
Adaptação de cultivares de café arábica com resistência à ferrugem na região de montanha do ES, MATIELLO, ALMEIDA KROHLING E STOCKL 354
ECOLOGIA E FISIOLOGIA
Produção de calos embriogênicos em explantes foliares de plantas matrizes de cafeeiro. CUSTÓDIO, PALA, SILVA, PAIVA, SILVA, PAULINO e CARVALHO. 84
Estudo da absorção radicular pelo cafeeiro, do Triadimenol, em função de diferentes épocas de aplicação do Premier Plus. SAN JUAN, FAGOTTI e WEBER. 145
Estudo do efeito do fungicida/inseticida Premier Plus sobre mudas de cafeeiro recém plantados. SAN JUAN, FAGOTTI e WEBER. 148
Efeito da Estrobilurina Piraclostrobina na atividade Nitrato Redutase na cultura do cafeeiro. Linhares. FAGAN, SOARES, ANDRADE e SOARES. 217
Efeito de doses do Stimulate® no café esqueletado. SANTINATO, BENTO e MOREIRA. 222
Estimativa da duração da floração-maturação por meio de testes de graus-dia decendial para cultivar bourbon vermelho. NUNES e FAZUOLI. 225
Desbaste de frutos de cafeeiros em plantas de diversas idades e seus reflexos no desenvolvimento vegetativo. LIVRAMENTO, ALVES, NETO, AMARAL e OLIVEIRA. 260
Influência da variação do potencial matricial da água no solo nas diferentes fases fenológicas do cafeeiro. JÚNIOR, FARIA, SILVA, VICTORINO e L. SILVA. 336
ESTUDOS SÓCIO-ECONÔMICOS, GEOPROCESSAMENTO, AGRICULTURA DE PRECISÃO E CERTIFICAÇÃO
Custo de produção e lucratividade da cafeicultura nas principais regiões produtoras do Brasil. OLIVEIRA, ANDRADE e CASTRO JUNIOR. 121
Aplicação de redes neurais artificiais (RNA) na análise e classificação de áreas cafeeiras em imagens de satélite. ANDRADE, VIEIRA, LACERDA, DAVIS JR, ALVES, VOLPATO e SOUZA. 195
Unidade de processamento via úmida adaptada para a cafeicultura familiar no estado do Espírito Santo. ALIXANDRE, FORNAZIER, GUARÇONI, DIAS e MEROTO. 242
Adequação sócio-ambiental de propriedades de base familiar produtoras de café Conilon, região serrana do Espírito Santo. FORNAZIER, VIANA, GOMES, PAULA, SCOLFARO e DONNA. 244
Cafeicultura de precisão: avaliação dos custos de adubação diferenciada e convencional em lavoura cafeeira. FERRAZ, SILVA, COSTA, FRANCO, CARVALHO e C. SILVA. 323

17:30 – 19:00 hs Seminário: Adubação racional da lavoura cafeeira
Coordenador : Salvio Gonçalves

Palestrantes : R. Santinato – Evolução na nutrição do cafeeiro

A.W.R. Garcia – Como racionalizar a adubação

L.C Pezotti – Recomendação de adubação em lavouras conillon

Dia 29/10/2010 – Sexta-feira

8:00 – 12:00 hs: Dia de Campo, visita a propriedade cafeeira com clones de conillon, visita estação e fábrica Fertilizantes Heringer.
 
___________________________

No recinto do Evento: Stands de Empresas ligadas ao setor cafeeiro e exposição Café com Arte, da artista plástica Valéria Vidigal
 




Enviar para um amigo
enviar
Imprimir a materia
imprimir
Ir para editoria
editoria
Ir para editoria
mais noticias
Comentar Noticia
comente
Voltar
Voltar
Publicidade
Café Fácil








Siga no Twitter @cafeicultura
 
Revista Cafeicultura

Heranças e brigas em família
» Café Facil - Cafeteiras Espresso
Máquinas automaticas de café em ate 12x no cartão - Varias marcas
» CURSO DE BARISTA
querendo abrir sua primeira cafeteria, você vai encontrar no Kassai Café um produto de altíssima qualidade
 
 

Não encontrou o que procurava, faça uma Busca Especifica - Exemplo:
qual a produção brasileira de café orgânico
ou qual a previsão da safra de café para 2008

Google