Segunda, 22 de Dez de 2014 | Últimas Notícias | Fale Conosco | Busca            
Mais Café

24/12/2005 13:29
É verdade que o café tem mais minerais do que as bebidas isotônicas?



Twitter




Sim, é verdade.

As bebidas isotônicas surgiram há menos de 30 anos nos Estados Unidos, enquanto que o consumo de café existe há mais de mil anos em todo o mundo. No Brasil as bebidas isotônicas começaram a ser consumidas há pouco mais de dez anos e aumenta entre jovens e atletas. Bebidas isotônicas são todas as soluções que apresentam uma concentração de moléculas (osmolalidade) semelhante aos líquidos do organismo humano. São formados por água, corantes e sais minerais.

Não existem contra-indicações ao uso de isotônicos por pessoas sadias mas pacientes com doenças e disfunções como hipertensão, doenças renais e outras que provocam retenção de líquido não devem consumir bebidas isotônicas sem orientação médica. A atividade física intensa causa transpiração e perda de sais minerais, principalmente sódio.

Pessoas normais podem consumir até 6 g de cloreto de sódio (sal de cozinha) por dia , o equivalente a uma colher de chá pequena. Meio litro de uma bebida isotônica contém cerca de 225 mg de sódio, o que representa menos de 10 % da necessidade diária. A adição de sódio a alguns isotônicos, considerados de baixo teor, fornece numa garrafa uma média de 560 mg de cloreto de sódio , novamente apenas 10 % do consumo diário normal.

Em casos de desidratação, um problema comum em crianças, a diarréia é a causa mais comum , e o mineral mais importante perdido é o potássio. Isotônicos possuem quantidades insignificantes de potássio, não possuem gordura e uma garrafa tem cerca de 120 calorias (10% do gasto normal diário). Uma pessoa normal em repouso gasta entre 2.000 a 3.000 calorias por dia e um jogador de futebol gasta em torno de 600 calorias por hora de atividade física. Estas calorias são obtidas a partir das proteínas, gordura e açúcar da dieta.

Por isto, para um atleta, que gasta energia , bebidas isotônicas não são a forma mais saudável de reposição, pois atividade física não implica apenas em suar e eliminar sódio.

A maioria das pessoas que tomam café mal sabem que o café não é apenas cafeína, com uma média de 1 mg por ml , isto é, 500 ml de café contém 500 mg de cafeína.

O grão de café é rico em sais minerais como potássio (1350 mg%), magnésio (150 mg%), cálcio (100 mg%), sódio (15 mg%), ferro (10 mg%), manganês (5 mg%), zinco (2 mg%), cobre (1 mg%) e estrôncio (1 mg%).

Contém também, como a maiorias das "águas minerais", traços de cromo, vanádio, bário, níquel, cobalto, chumbo , molibdênio e cádmio.

O grão possui também uma quantidade importante de gordura, açúcares e aminoácidos, todos elementos importantes como fontes de energia.

Por isto, pesquisas estão em andamento comparando o papel do consumo da bebida café com seus sais minerais, acúcares, gorduras e aminoácidos em relação a "água mineral" e "isotônicos" para a saúde humana. Inexistem resultados concretos ainda que mostrem que o café é mais saudável que bebidas isotônicas e água mineral, mas já existem resultados mostrando pelo menos que o café também é mineral e isotônico.

A única diferença é que, apesar de ser uma bebida mais rica em nutrientes e minerais, seu consumo e seu preço são bem menores comparados com as outras bebidas, como água mineral, isotônicos e mesmo refrigerantes. Toda substância saudável deve ser mais valorizada sob todos os aspectos, principalmente ser for comprovado que a bebida café é mais saudável que "isotônicos", "refrigerantes" ou a simples "água mineral".

Referências:
LIMA, D.R. (2004) MANUAL DE FARMACOLOGIA CLINICA, TERAPÉUTICA E TOXICOLOGIA, MEDSI, RJ. 2200 pags. FONTE: http://www.cafeesaude.com.br/faq/#resp4  




veja mais

- O café e/ou a cafeína podem interferir na absorção e no metabolismo do cálcio favorecendo a osteoporose?


Enviar para um amigo
enviar
Imprimir a materia
imprimir
Ir para editoria
editoria
Ir para editoria
mais noticias
Comentar Noticia
comente
Voltar
Voltar
Publicidade
Café Fácil








Siga no Twitter @cafeicultura
 
Revista Cafeicultura

Heranças e brigas em família
» Café Facil - Cafeteiras Espresso
Máquinas automaticas de café em ate 12x no cartão - Varias marcas
» CURSO DE BARISTA
querendo abrir sua primeira cafeteria, você vai encontrar no Kassai Café um produto de altíssima qualidade
 
 

Não encontrou o que procurava, faça uma Busca Especifica - Exemplo:
qual a produção brasileira de café orgânico
ou qual a previsão da safra de café para 2008

Google