Quarta, 3 de Set de 2014 | Últimas Notícias | Fale Conosco | Busca            
Curiosidades

23/03/2006 10:50
Fazenda em Jundiaí/Itatiba SP sedia Museu do Café e recebe 800 visitantes por mês



Twitter


Jornal de Jundiaí por Paula Mestrinel



 

Logo na entrada da Fazenda Nossa Senhora da Conceição um esquilo salta entre os coqueiros à beira da estrada e diverte os visitantes que acabam de chegar. Se tiver mais sorte, é possível avistar gaviões carcarás, além de borboletas de espécies e cores raras. A trilha sonora natural do ambiente verde agrada aos ouvidos e oferece tranquilidade. É exatamente neste cenário que os visitantes fazem o turismo cultural - um percurso de 40 minutos recheado de informações e história sobre o ciclo cafeeiro na região. No final, ninguém sai da fazenda sem provar um cafezinho, claro.

Estas são algumas das atrações da fazenda construída em 1810 e que atualmente recebe cerca de 800 visitantes por mês, apenas nos finais de semana. Ela está instalada no bairro Mato Dentro e possui 34 alqueires.

O administrador do local, Antônio Sestini, conta que a fazenda foi adquirida pelo Barão da Serra Negra, em 1860. A família do Barão teria sido responsável por iniciar a produção do café dois anos depois. "Naquela época havia 350 mil pés de café e muitos escravos. Até hoje preservamos o local que talvez fosse a senzala e outras construções. Em 1890 foi adquirida mão-de-obra italiana e a fazenda contava com pelo menos 30 colônias onde moravam cerca de 150 pessoas", conta.

Embora tenha sido adquirida pelo piracicabano Francisco José da Conceição - o Barão da Serra Negra que recebeu esse título de Dom Pedro II, em 1871 - ele mesmo não residiu na fazenda. "O Barão teve dez filhos e um deles morou aqui. Era o José da Conceição", acrescenta o administrador.

Até 1929, a cafeicultura e a criação de gado foram o carro-chefe da propriedade particular. Com a crise do café no Brasil, em meados de 1930 teve início a viticultura, que perdurou até 1960.

Nos dias de hoje, os 34 alqueires de terra contam com 5 mil pés de café, vendidos apenas para os visitantes que conhecem o local.

Atrações - O Museu do Café é um dos roteiros do projeto de turismo cultural desenvolvido por monitores. Dentro do museu, os visitantes percorrem duas salas com exposição de fotos e um rico acervo da família Serra Negra, como a roupa de núpcias usada pelo filho do Barão, José da Conceição. Utensílios agrícolas, mesa de degustação de café e documentos históricos também fazem parte do acervo, que ainda conta a história dos imigrantes.

"Recebemos cerca de 300 estudantes por semana, principalmente de Jundiaí, São Paulo e Campinas. Também recebemos grupos de terceira idade e estrangeiros. Nossa fazenda já serviu de cenário para a novela "A Deusa Vencida" (Rede Bandeirantes, 1981) e para o curta-metragem "Crepúsculo de ódio" (1934)", frisa Sestini.

Aos sábados, domingos e feriados também é possível almoçar no local. O Restaurante Dona Maria Helena começou a funcionar há 1 ano e o serviço a la carte tem conquistado ainda mais visitantes à fazenda. Sempre a partir das 11h30, nos finais de semana, são feitos os passeios culturais monitorados. Cada pessoa paga R$ 2. Para quem gosta de um pouco mais de aventura, também há passeios a cavalo (R$ 5).

A Capela Nossa Senhora da Conceição, que faz parte da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Jundiaí-Mirim) e foi construída na fazenda pelos italianos, reúne dezenas de pessoas todos os domingos, quando são celebradas missas, às 10 horas.

Serviço:
A Fazenda Nossa Senhora Conceição fica na Rodovia Constâncio Cintra, km 72,5, Mato Dentro. Para visitar o local durante a semana é preciso agendar pelo telefone (11) 4535-1341. Aos domingos, o restaurante funciona das 11 às 16 horas. Mais informações na internet (www.fnsc.com.br ).




Enviar para um amigo
enviar
Imprimir a materia
imprimir
Ir para editoria
editoria
Ir para editoria
mais noticias
Comentar Noticia
comente
Voltar
Voltar
Publicidade
Café Fácil








Siga no Twitter @cafeicultura
 
Revista Cafeicultura

Heranças e brigas em família
» Café Facil - Cafeteiras Espresso
Máquinas automaticas de café em ate 12x no cartão - Varias marcas
» CURSO DE BARISTA
querendo abrir sua primeira cafeteria, você vai encontrar no Kassai Café um produto de altíssima qualidade
 
 

Não encontrou o que procurava, faça uma Busca Especifica - Exemplo:
qual a produção brasileira de café orgânico
ou qual a previsão da safra de café para 2008

Google