Nescafé // Uma história de amor com o Brasil

Por: 31/05/2007 05:05:49 - Diário de Pernambuco

m 1867, o alemão Henri Nestlé inventou a primeira fórmula de alimento infantil, chamada por ele de Farinha Láctea. Sua maior aspiração era contribuir para solucionar o problema da desnutrição infantil. A Nestlé, sua empresa inovadora, cresceu desde então, desenvolvendo muitos produtos em várias categorias e, tornou-se, assim, a maior empresa do mundo em nutrição, saúde e bem-estar.



Nescafé é o café mais consumido atualmente e pode ser encontrado em três versões. A cada segundo, quatro mil xícaras são degustadas. Fotos: Nescafe/Divulgação A partir de 1920, houve um excesso de produção do café no Brasil e, devido a tal fato, foram descartadas várias toneladas no oceano. Para não perder a matéria-prima cafeeira, em 1930 o governo brasileiro solicitou à Nestlé o desenvolvimento de um produto de qualidade e com uma maior validade. Desta forma, em 1938, a empresa lançou o primeiro café solúvel do mundo, o Nescafé.


O sucesso da marca Nescafé é tão grande que hoje em dia é a mais valiosa do grupo Nestlé e, conseqüentemente, uma das mais valiosas do mundo, com um valor estimado de US$ 12 bilhões. Atualmente, Nescafé é o café mais consumido, visto que são tomadas, em média,quatro mil xícaras por segundo.


No Brasil, sua fabricação é feita em Araras, cidade localizada a 180 quilômetros da capital São Paulo, sendo esta a maior fábrica de Nescafé do mundo, empregando mais de mil colaboradores intensamente identificados com a empresa. Nessa fábrica, a produção é destinada exclusivamente à exportação.


Recentemente, foi inaugurada uma fábrica em Feira de Santana, na Bahia. A fábrica fica a 110 quilômetros de Salvador e é destinada à produção e envase de diferentes linhas de produtos Nestlé para atender ao mercado específico do Norte e Nordeste. Nesta mesma unidade serão envasados anualmente, na fase inicial, 2,4 mil toneladas de Nescafé.


Seus processos de captação de aromas e seleção dos grãos são tão bem elaborados que fazem de Nescafé o único no mercado capaz em oferecer uma linha para cada paladar, desde o extra-forte ao equilibrado. E para aqueles que preferem mais cremosidade, outra boa opção e utilizá-lo diretamente no leite.


Para o grupo Nestlé, receber o prêmio Marcas queeu gosto é motivo de muita felicidade. Em comunicado enviado ao Diario de Pernambuco, a gerência de marketing do grupo afirmou que “o prêmio mostra que o Nescafé é um produto muito querido pelos consumidores. É uma honra e um privilégio ficar em primeiro lugar nesta categoria”. E agradeceu: “Obrigado, Pernambuco, pela confiança e a preferência da marca”.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.