Cafeóloga vai apresentar novidades ao público japonês na Foodex 2008

14 de março de 2008 | Sem comentários Barista Consumo

A criatividade da cafeóloga e barista Eliana Relvas aliada aos sabores e aromas das frutas e cafés do Brasil prometem movimentar o espaço brasileiro na Foodex 2008, feira que acontece em Chiba, Japão, de 11 a 14 de março. A participação brasileira é promovida pela Apex-Brasil.


Eliana vai estar no comando da elaboração das bebidas servidas no Bar Brasil, que compõe a área de degustação do pavilhão brasileiro. Usando materiais diferentes e variados, a barista vai oferecer batidas de café, mini-drinks com frutas tropicais e café e receitas que incluem ingredientes como chantilly de caipirinha e ‘raspadinha’ de açaí.


Eliana Relvas é engenheira de Alimentos em Especialização em avaliação sensorial de Cafés pela UniCamp, Coordenadora do Centro de Preparação de Cafés do Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo (Sindicafé) e uma das criadoras do primeiro Curso de Baristas do Brasil em Maio de 2004. Já participou de várias ações da Apex-Brasil em feiras internacionais representando a marca setorial Cafés do Brasil, inclusive as duas últimas edições da Foodex, quando apresentou ao público japonês sua criação “Café com Laranja”, que fez muito sucesso.


Este ano, vamos inovar com receitas que incluem outras frutas tropicais e bem típicas do Brasil, como o açaí e o abacaxi. Este último será o ingrediente principal da receita “Pinneaple Mint Coffe”, que promete ser o ‘hit’do evento, misturando abacaxi, hortelã, sorvete de creme e cubos de gelo de café. “Os japoneses adoram também variações de uso de bebidas alcoólicas e vamos usar o chantilly de caipirinha sobre o café e também em sobremesas, aproveitando os produtos que estão disponíveis para degustação, como bolos e tortas”, informa. Outro exemplo da ‘mistura brasileira’ é o açaí com café e canela.


A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) também aposta na atratividade das receitas com café para agradar os visitantes de seu estande na Foodex. Contratou dois baristas japoneses – Mr. Takemoto e Ms. Kumiko Sato, ambos campeões nos concursos nacionais de baristas que vão preparar tanto bebidas tradicionais, como os cappuccinos, quanto receitas especiais com produtos japoneses. Toda preparação dos drinques poderá ser acompanhada em três telões ao redor do estande.


Café no Japão


O mercado japonês tem destacada preferência pelos cafés premium, principalmente os instantâneos, características que agregam valor ao produto. Em 2006 o país importou US$ 1,10 bilhões e o Brasil foi o principal fornecedor, seguido por Colômbia, Indonésia, Etiópia, Guatemala e Vietnã. O Brasil ainda vende para lá principalmente café não torrado e em grão, mas há um grande espaço para os cafés finos. As tendências de consumo no país incluem os cafés saudáveis e embalagens individualizadas. Há demanda também para o fornecimento de máquinas de café e acessórios, juntamente com o produto.


O Grupo Fatec, responsável pela produção do Café Turmalin participará da Foodex com produtos como o café em sachê, produto que está começando a se desenvolver no Japão, e tem recebido ótima aceitação pela praticidade e qualidade da bebida. A empresa exporta café verde há 10 anos para o Japão e mais recentemente, também o café torrado. Já participou de outras duas edições da feira, que faz parte de sua estratégia de consolidação do seu produto no mercado japonês.


Um dos grandes diferenciais do Café Turmalin é a certificação ISO 22000, obtida pela empresa em 2007 e que garante a segurança e a rastreabilidade do alimento, com análise de todo o processo de produção do café – desde o fornecimento da matéria-prima, torrefação, envase e expedição até chegar ao consumidor final. Além disso, o Café Turmalin atende importantes requisitos exigidos pelos japoneses como padrão de qualidade, embalagem reciclável e responsabilidade sócio-ambiental.


“Para entrar no exigente mercado japonês é necessário oferecer um produto altamente diferenciado e sofisticado, para concorrer com a enorme variedade de produtos e inovações que os japoneses tanto valorizam”, comenta o diretor Toshiya Shimano.



 

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