Agritech entrega o primeiro trator do Programa Mais Alimentos do Governo Federal

3 de julho de 2008 | Sem comentários Comércio Empresas

MÁQUINAS AGRÍCOLAS


A Agritech Lavrale (Indaiatuba/SP), tradicional empresa responsável pela fabricação dos tratores e microtratores Yanmar Agritech, fez a entrega do primeiro trator do Programa “Mais Alimentos”, lançando ontem pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA do Governo Federal, que visa disseminar a adoção de tecnologias por parte dos agricultores familiares, visando elevar a oferta interna de produtos básicos.


O trator 001 do Programa Mais Alimentos foi o Agritech 1175, entregue ao produtor Fernando Kubota, de Brazlândia Incra (DF), nesta quinta-feia, 3 de julho, pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva. Com esse programa, o governo pretende estimular a venda de 20 mil tratores ao ano ou 60 mil unidades nas três próximas safras, o dobro do mercado do ano passado, que foi de 10 mil unidades. A Agritech participa com 16% desse mercado de tratores até 75 cv e pretende manter essa participação.


Este programa será operacionalizado com recursos do Pronaf, contará com taxa de juros de 2% a.a., e limites individuais de R$ 100 mil por beneficiário, com 10 anos para pagamento e até 3 anos de carência


A Agritech Lavrale é a única empresa brasileira com a linha de tratores, microtratores e implementos voltada especialmente para a agricultura familiar. “Sempre trabalhamos com tratores que buscam se adequar a idéia da agricultura familiar e um programa do governo como esse vem contemplar a mesma idéia do nosso grupo, que é levar tecnologia para o pequeno produtor, responsável por grande parte da produção nacional”, explica o gerente de vendas da Agritech, Nelson Okuda Watanabe.


O destaque da empresa é o trator 1175, um projeto totalmente nacional, criado e desenvolvido pela Agritech, e os microtratores. Toda a linha Yanmar Agritech está apta a utilizar biocombustível B5. “Nossos tratores foram desenvolvidos especialmente para a utilização em terrenos menores. São mais leves e por conta disso não compactam o solo, além de serem bastante econômicos e indicados para diversas culturas”, completa Watanabe.


Agritech e o mercado de tratores


O mercado de tratores em geral, de 2003 a 2007, mesmo com a recente recuperação, registrou uma queda acumulada de 10% nas vendas, segundo dados da Anfavea. A Agritech segue um caminho inverso. Nos últimos quatro anos acumulou um crescimento de 62% nas vendas e registrou um crescimento de 42% no quadro de colaboradores.


Em 2003, a Agritech tinha uma participação no mercado de 2,3%. Fechou 2007 com uma participação de 4,2%. Com o lançamento do trator 1175, a empresa pretende chegar a uma participação de 5% do mercado.


Agritech Lavrale


Em Indaiatuba, no interior de São Paulo, a Agritech Lavrale planeja e controla todo o processo produtivo de tratores e microtratores que levam os motores e a marca Yanmar para o País, há 50 anos.


Especializada em desenvolver produtos voltados a agricultura familiar a Agritech Lavrale é referência em tratores com potência de 50 cavalos, produzidos especialmente para atender necessidades de pequenas propriedades.


A Agritech Lavrale faz parte do Grupo Francisco Stédile e surgiu com a cisão da Yanmar do Brasil. O Grupo Francisco Stédile, de Caxias do Sul (RS) é um dos mais respeitados conglomerados industriais do Brasil e engloba as empresas Agrale S.A., Germani Alimentos, Fazenda Três Rios e a Fundituba Indústria Metalúrgica.


Mais informações: www.agritech.ind.br

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.