Manejo e uso da água na agricultura vai a debate em fórum

Manejo e uso da água na agricultura vai a debate em fórum
(25/03/2009 15:13)
O secretário-adjunto da Agricultura de Minas Gerais, Paulo Romano, vai participar nesta quinta-feira (26) dos debates sobre Avanços e Desafios na Política de Água. O evento faz parte da programação do 8º Fórum das Águas de Minas Gerais, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e pelo Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas, com o apoio de instituições públicas e privadas de cada região.


Uso e manejo de água na agricultura” é o tema que será apresentado por Romano na abertura dos debates. Ele diz que, na análise da questão das águas em Minas, destaca-se a situação do Estado como formador de grandes bacias demográficas, sendo drenado pelo Rio Doce, São Francisco, Rio Grande, Paranaíba e Grande, entre outros. Nossa situação é peculiar, pois a água deixa de ser domínio do Estado e passa ser domínio da União quando atinge a calha desses rios”, explica.


O secretário-adjunto destaca que a abordagem do manejo da água na agricultura não se limita às questões da irrigação. É preciso pensar, entre outros aspectos, na função da água no grande espaço do território de Minas, pois a maior parte da agricultura não é irrigada e, sim, de sequeiro, portanto dependente das chuvas. Há também a demanda de animais e comunidades, assim como a biodiversidade em geral, esclarece.


Para Romano, devem ser valorizadas as atitudes dos produtores rurais pela conservação do solo e da água, e também as práticas de manejo e irrigação em que seja evitada a poluição da água. Ele entende que, ao conservar e melhorar a qualidade da água, o agricultor deveria receber por esses serviços ambientais. Outra forma seria a concessão de outorga da água, para seu uso em irrigação, ao produtor que a conservar ou acumular, recomenda.


O Brasil e Minas usam apenas em torno de 10% do seu potencial de irrigação, acrescenta o secretário-adjunto. Este quadro precisa ser alterado, sobretudo por causa das mudanças climáticas que já podem ser constatadas.


O debate sobre Avanços e Desafios na Política das Águas será realizado nesta quinta-feira (26), às 15h30, na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) – Rua Espírito Santo, 495, 4º andar, em Belo Horizonte.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.