Nestlé desenvolve estratégia para atrair consumidores com baixo poder aquisitivo

1 de abril de 2009 | Sem comentários Consumo Torrefação
Por: 01/04/2009 10:04:14 - Jornal Feira Hoje

São Paulo, 30 de março de 2009 – A Nestlé Brasil torna-se referência mundial para o Grupo com o desenvolvimento de diferentes ações para o segmento de baixa renda, uma de suas plataformas estratégicas para o crescimento. Em 2008, a empresa obteve incremento de 15%, com mais de R$ 1 bilhão em vendas nesta área.


A Nestlé Brasil vem atuando fortemente para estreitar seu relacionamento com os consumidores emergentes. As iniciativas têm por objetivo oferecer soluções acessíveis de Nutrição e Saúde, aumentar as oportunidades de negócios para a Nestlé junto às comunidades que compõem a base da pirâmide econômica e, paralelamente, proporcionar renda incremental e inclusão social, principalmente por meio da geração de empregos, a essa população.


“Nosso objetivo é crescer o dobro do PIB (Produto Interno Bruto), no entanto, o consumo de baixa renda tem se revelado muito promissor e já observamos um crescimento duplicado desta meta”, comenta o presidente da Nestlé Brasil, Ivan F. Zurita. O executivo acrescenta ainda que, com produtos presentes em 98% dos lares brasileiros, a Nestlé busca incessantemente novas formas de estreitar o relacionamento com seus consumidores.


Para o vice-presidente da Nestlé para a Zona das Américas (EUA, Canadá, Caribe e América Latina), Luis Cantarell, que visitou o país recentemente, existe a possibilidade de replicar os modelos desenvolvidos aqui para diferentes mercados no mundo todo. “Temos idéias e ações semelhantes em países como Ucrânia e Rússia, mas não tão estruturados como o que estamos vendo no Brasil”, declara Cantarell.


Um dos projetos que mais chama a atenção do executivo espanhol, que responde pelos dois principais mercados em volumes de vendas da Nestlé (EUA e Brasil), é o sistema de vendas porta-a-porta, um dos primeiros canais implementados sob a marca Nestlé Até Você. O projeto – orientado para geração de renda e inclusão social — – teve início em 2006 e hoje conta com seis mil mulheres que se dedicam às vendas de produtos Nestlé em regiões carentes. Com esse exército de vendedoras nas ruas, mais de 200 mil lares localizados nas regiões de menor poder aquisitivo são visitados quinzenalmente.


Neste sistema, a Nestlé orienta e treina as vendedoras – inclusive com conceitos de Nutrição e Saúde –, abastece os microdistribuidores, prepara programas de incentivo e fidelização, catálogos de venda e outras ações de suporte. Segundo Ivan Zurita, o número de mulheres à frente das vendas porta-a-porta deve chegar a dez mil mulheres até o final de 2009.


A empresa investe também no desenvolvimento de produtos com características específicas para suprir carências nutricionais. Com a marca Ideal, o produto lácteo vendido especialmente nas regiões Norte e Nordeste é enriquecido de Ferro, Cálcio e Vitaminas A, C e D. No mesmo conceito, o Cereal Ideal, lançado neste mês, é produzido à base de milho de soja, Vitamina A, Proteína e Cálcio. Os dois produtos são oferecidos em embalagens sachês, o que reduz o preço final. Também com foco no valor de desembolso, a Nestlé Brasil tem lançado produtos tradicionais em embalagens de custo mais baixo, tais como biscoitos Bono e Passatempo, Caixa de Especialidades, sachês de Farinha Láctea, Mucilon, Nescau, Ninho, entre outras marcas reconhecidas.


A instalação da fábrica de Feira de Santana (BA), inaugurada em 2007, vem impulsionando o desenvolvimento de produtos de posicionamento popular. A unidade produz massas lámen e envasa produto lácteo, café solúvel e cereais (família e infantil). “A fábrica está estrategicamente localizada, o que contribui para reduzir custos, principalmente logísticos, possibilitando que os produtos sejam comercializados a preços compatíveis com a renda da população local. Também reforça nosso compromisso com o País já que estamos gerando oportunidades de emprego e, consequentemente, favorecendo a inclusão social”, afirma Ivan F. Zurita. A unidade de Feira de Santana já emprega 480 pessoas e contribui indiretamente com o rendimento de aproximadamente 2,5 mil na região.


Outro importante canal de negócios é o transporte público em função do alto fluxo e concentração de pessoas. Com quiosques e vendedores autorizados distribuídos em estações de trens e metrôs, a Nestlé oferece produtos de diferentes categorias aos usuários do serviço. No metrô de São Paulo, por exemplo, estima-se a circulação de mais de 3 milhões de pessoas/dia. A empresa já está atuando com esse modelo nos trens e metrôs de São Paulo e Rio de Janeiro e vai estendê-lo para outras capitais até o fim deste ano.


Nestlé Até Você também está em lojas populares como, por exemplo, Casas Bahia. Nesses locais, além da divulgação de marcas e venda, a empresa realiza degustação de produtos, proporcionando a aproximação com diferentes públicos. A presença da Nestlé tem sido constante ainda em eventos populares, tais como o tradicional São João do Nordeste e o Festival Folclórico de Parintins no Amazonas.


Sobre a Nestlé – A Nestlé é a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar e opera em 86 países com marcas mundialmente consagradas. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica e de performance, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 98% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada este ano pelo LatinPanel. A empresa tem 27 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega 18 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.
 

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