Epamig inicia os trabalhos em Uberlândia

Epamig inicia os trabalhos em Uberlândia
(02/04/2009 18:06)


Empresários e produtores rurais, lideranças políticas, pesquisadores e estudantes de Uberlândia e região acompanharam, na última quarta-feira, a apresentação da 3ª. Mostra Tecnológica da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), realizada na sede da prefeitura municipal daquele município.


O evento foi aberto pelo prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, que destacou a importância da parceria com a EPAMIG, da criação da fazenda experimental, para sua cidade. Disse também que essa parceria com a EPAMIG era muito aguardada. “As propriedades rurais têm que estar preparadas para produzir em vários segmentos para não ficarem sujeitas aos picos de mercado.


Elas precisam ser produtivas e competitivas, terem à disposição uma empresa de pesquisa como a EPAMIG, além de uma política de crédito. Por isso, hoje a maior empresa de pesquisa se consolida em Uberlândia, e através de um trabalho conjunto, entidades representativas dos produtores e trabalhadores rurais poderão criar programas para o campo”, ressaltou Odelmo.


Em seguida, o presidente da EPAMIG, Baldonedo Napoleão, destacou os benefícios da tecnologia para o desenvolvimento da economia regional e disse que a EPAMIG vai fazer história em Uberlândia: “Quero dizer que nós estamos muito entusiasmados. A EPAMIG chega aqui para agregar tecnologia, principalmente para o pequeno e médio produtor. Viemos para este evento mostrar o que a EPAMIG faz em todo o Estado”, disse Baldonedo.


Já o diretor Técnico da EPAMIG, Enilson Abrahão, apresentou a estrutura técnica da Empresa, o Departamento de Pesquisas, os Núcleos Tecnológicos, e falou sobre os principais programas de pesquisa da EPAMIG. Ao final, anunciou: “Hoje a EPAMIG está retirando do Porto de Santos a primeira máquina extratora de azeite do Brasil. A EPAMIG segue, assim, seu papel de líder nacional nas pesquisas com azeitonas e azeite”, finalizou.


Na sequência, cinco pesquisadores da EPAMIG destacaram os programas de pesquisa estratégicos para Uberlândia. A pesquisadora Juliana Costa Resende, apresentou as pesquisas relacionadas à Cafeicultura e destacou as tecnologias aplicadas no manejo de pragas e as recentes aquisições de máquinas e equipamentos; falou sobre a importância da certificação do café; destacou o Banco de Germoplasma de Café (que tem 1.137 acessos e grande material genético, que possibilitará o lançamento de novas cultivares de café por, pelo menos, para os próximos dez anos).


Disse, ainda, que a EPAMIG trabalha para lançar cultivares resistentes à Ferrugem Asiática. Segundo Juliana, a EPAMIG está preocupada não apenas com as demandas de mercado, mas, também, em levar as novas tecnologias para o pequeno produtor. “A EPAMIG tem visitado fazendas, fazendo esse trabalho de transferência tecnológica”, disse.


 


As ações na área de fruticultura foram apresentadas pela pesquisadora Ester Alice Ferreira. Segundo ela, a EPAMIG atende às demandas de todo o estado de Minas Gerais. As pesquisas estão relacionadas à irrigação, solos, melhoramento, produção integrada, produção orgânica, fitossanidade, conservação pós-colheita, dentre outras.


O maior número de projetos de pesquisa é referente à banana, depois ao morango, citros, uva, abacaxi, oliveira, manga, marmelo, pêssego, dentre outras. Há 98 projetos em andamento, em todas as unidades regionais da EPAMIG. Na área de bovinos, o pesquisador Leonardo de Oliveira Fernandes, destacou as pesquisas feitas com Gir Leiteiro, que estão relacionadas à nutrição, forragicultura, reprodução, sanidade e melhoramento.


Sobre as pesquisas com gado F1 (resultado do primeiro cruzamento de raças leiteiras européias com gado zebuíno – por exemplo, Holandês x Gir), Leonardo disse que a EPAMIG busca encontrar e testar soluções para o produtor rural e o gado F1 tem se mostrado uma boa opção: Tem melhor resultado econômico para as condições mineiras, pois tem boa adaptação ao regime de pasto; resistência à doenças e boa produção de leite. “O gado F1 também pode ser utilizado para produção de bezerros e bezerras bons para corte ou de bezerras ¾ para leite, dependendo do mercado regional. Produtores de leite têm adotado o sistema proposto pela EPAMIG atestando, na prática, seu sucesso. A EPAMIG é pioneira na pesquisa com gado leiteiro F1 e referência mundial nesse tema”, ressaltou o pesquisador.


Os bons resultados com milho foram destacados pelo pesquisador José Mauro Valente Paes. Segundo o pesquisador, “a cultura do milho ocupa lugar de destaque na agricultura de Minas Gerais, não só pelo acúmulo de conhecimento científico, mas também pelo seu valor econômico e imenso potencial que apresenta para novos avanços em produtividade”, disse. As pesquisas da EPAMIG têm o objetivo de avaliar cultivares comerciais de milho, precoce e super precoce recentemente lançadas ou em vias de lançamento pelas empresas privadas e públicas. As informações, disponibilizadas para o agricultor mineiro, possibilitarão a tomada de decisão, sobretudo no que se refere à escolha de cultivares para a produção de grãos.


José Mauro também destacou as pesquisas com o girassol. Segundo ele, o girassol tem vários usos e potencialidades, como: óleo comestível; fonte de proteínas para alimentação animal: silagem e farelo; grãos para alimentação de pássaros e para confeitaria; produção de mel (é possível produzir 20 a 30 kg de mel, de excelente qualidade, por hectare de girassol); ornamental e na produção de biodiesel.


Finalizando as apresentações, o pesquisador Roberto Kazuiko Zito, falou sobre a soja, destacando os resultados positivos da EPAMIG com relação ao controle alternativo de pragas e doenças. “A EPAMIG já tem genóticos resistentes à ferrugem asiática da soja e ainda existem produtores que estão perdendo culturas inteiras por causa dessa doença”, destacou Roberto Zito.


Posse do Conselho Gestor da Fazenda Experimental de Uberlândia


O Programa de Desenvolvimento Tecnológico da Agropecuária (Prodesag), criado com o objetivo de fazer com que a EPAMIG esteja mais presente nos municípios a partir da abertura de suas unidades para a sociedade através da disponibilização de suas pesquisas e tecnologias geradas e da gestão compartilhada, está sendo implantado na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a partir da instalação da Fazenda Experimental de Uberlândia (FEUB). A intenção é incentivar a sociedade a se tornar parceira da Empresa, o que possibilita uma maior aproximação, além da promoção e auto-sustentação do agronegócio.


A instalação do Conselho Gestor é uma das estratégias contidas no Prodesag, pois a gestão participativa visa melhorar a qualidade das gestões da unidade da EPAMIG e das pesquisas que são realizadas nas unidades onde ele é instalado. Antes da Mostra Tecnológica, em Uberlândia, o presidente da EPAMIG empossou os membros do Conselho Gestor na nova Fazenda Experimental, composto pelo presidente da EPAMIG, Baldonedo Napoleão; pelo prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão; diretor do Sindicato Rural de Uberlândia, Paulo Roberto Andrade Cunha; o superintendente de Segurança Alimentar e Apoio à Agricultura Familiar, da Seapa, Lucas Oliveira Scarascia; a gerente regional da Emater, Patrícia Modesto; e a representante da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), a secretária executiva da Associação, Maria Martins Pedrosa.


A primeira reunião do Conselho Gestor


A primeira reunião do Conselho Gestor da Fazenda Experimental de Uberlândia aconteceu no dia seguinte à instalação do Conselho, na sede da prefeitura municipal. Ao abrir a reunião, Baldonedo Napoleão, disse que há necessidade de lotar, de imediato, cinco pesquisadores na FEUB e levar para essa unidade as pesquisas com Gado F1. Já o prefeito Odelmo Leão, disse que é necessário que a prefeitura agilize as obras de infra-estrutura da fazenda experimental. O diretor Enilson Abrahão, informou que vários pesquisadores da Empresa já realizaram, em Uberlândia, visita para levantamento das demandas do município.


A Mostra Tecnológica da EPAMIG


A Mostra Tecnológica da EPAMIG é um evento itinerante e tem como objetivo apresentar às lideranças municipais, relacionadas ao desenvolvimento rural e que vivem no entorno da Fazenda Experimental, e também aos produtores rurais, as atividades da EPAMIG no que se refere a pesquisas, eventos de transferência tecnológica, prestação de serviços e venda de sementes, mudas e animais, além de mostrar o quanto é simples o acesso às tecnologias da Empresa.


A primeira edição da Mostra Tecnológica foi realizada em junho de 2008, em Lavras e a 2ª. em São João del-Rei no dia 17 de março. A 4ª. edição será realizada no próximo dia 23 de abril, em Leopoldina, Zona da Mata.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.