Café: Brasil exporta volume expressivo, apesar da entressafra

Por: AGENCIA ESTADO

São Paulo, 6 – O diretor geral, Guilherme Braga, do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), informa que, apesar do período de entressafra, o Brasil continua a embarcar volume expressivo de café. Conforme dados do Cecafé, desde agosto do ano passado a exportação cresce gradativamente, entre outros fatores, por causa da comercialização da segunda maior safra da história, da ordem de 46 milhões de sacas de 60 kg.


No acumulado dos últimos 12 meses (abril/08 a março/09), a exportação brasileira alcança 30,187 milhões de sacas de 60 kg. Em termos de receita cambial, o total é de cerca de US$ 4,687 bilhões. “No primeiro trimestre deste ano, apesar da entressafra, o volume exportado continuou elevado”, diz Braga.


Segundo ele, o aumento da exportação também é sinal de que a crise mundial não tem impactado o consumo da bebida de modo significativo. Braga observa, no entanto, que há exceções, principalmente nos países do Leste Europeu, que enfrentam problemas de falta de crédito e queda do preço do petróleo. Naquela região, o crédito está escasso, sinalizando queda do consumo, “mas não é um fator associado diretamente ao produto”, explica Braga.


A receita cambial com exportação de café no primeiro trimestre apresenta queda de 5%. Conforme Braga, isso é resultado da redução do preço médio do produto. No ano passado, o preço médio da saca foi de 160 dólares. Nos primeiros meses deste ano, o preço médio recuou para cerca de 137 a 138 dólares a saca. “Se os preços não subiram no trimestre, pelo menos sinalizam que podem parar de cair”, diz Braga. (Tomas Okuda)


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.