Lançamento oficial da Superagro 2009 mostra confiança no crescimento da economia

O lançamento oficial da Superagro 2009 reuniu hoje na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), autoridades do governo mineiro, presidentes de entidades do agronegócio, lideranças e empresas do setor e imprensa. O evento teve por objetivo apresentar o formato e as atrações da Superagro, que realiza este ano sua quinta edição, de 27 de maio a 7 de junho, no Parque de Exposições da Gameleira / Expominas, em Belo Horizonte. Os organizadores estimam a realização de negócios da ordem de R$ 30 milhões e público em torno de 60 mil pessoas. Tradicionalmente, a Superagro tem reunido cerca de 300 expositores de empresas de Minas e de outros estados.


Além da Exposição Agropecuária e da Expocachaça, a Superagro terá este ano dois congressos de abrangência nacional. O 1º. Congresso Brasileiro de Florestas Energéticas vai discutir o desafio brasileiro de liderar a produção de biomassa florestal como fonte de energia renovável e o 18º. Congresso Brasileiro de Reprodução Animal vai tratar da otimização do uso das biotecnologias de reprodução para melhoria da produtividade e da produção dos rebanhos brasileiros. No 6º. Encontro Mineiro de Lideranças da Fruticultura estarão em pauta problemas comuns aos produtores como embalagens inadequadas. Já no 3º. Congresso Mineiro de Apicultura, haverá discussões sobre a tecnificação da atividade, entre outros assuntos.


A Superagro é uma realização do governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) -, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e do Sebrae-MG. O secretário de Agricultura, Gilman Viana Rodrigues, enfatizou que a economia mineira sofreu menos que a brasileira no atual cenário de crise econômica mundial. Para isso, citou as exportações do agronegócio mineiro que cresceram, no primeiro trimeste de 2009 , 27,2% em volume em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 1,2 milhão de toneladas. “A capacidade mineira de produzir e fazer negócios está mantida disse, completando que, nesse cenário, a Superagro é um instrumento que não se acovarda. Ela é cíclica e anual, periódica. Todo ano há de ter o evento, maior e melhor que a edição anterior e assim sucessivamente. Sem a obrigação, no entanto, de ser maior, mas de ser melhor. Os clientes devem perceber isso e as falhas também deverão ser apontadas, para que possamos identificá-las”, afirmou. Para o secretário, o mundo não vai dar oportunidade para o despreparado, e a Superagro tem esse tom educativo instrucional, disse.


O presidente da Faemg, Roberto Simões, em tom otimista, disse no seu discurso que apesar de tudo o que lemos por aí a respeito de crise, estamos lançando a quinta edição da Superagro com lotação esgotada em todas as suas dependências. Citou como exemplo o fato da Exposição Agropecuária ampliar seu período de realização de uma para duas semanas, para abrigar os animais de todos os produtores. Ao abordar a importância do agronegócio mineiro para a economia do estado, o dirigente lembrou que o PIB agropecuário de Minas cresceu 14,8% no ano passado. São números chineses antes da crise argumentou, enfatizando a espetacular vocação de Minas para produzir, crescer e usar tecnologias num setor que é tão importante para a economia do Estado.


Novidades O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, apresentou o formato da feira e ressaltou as novidades. A 49. Exposição Estadual Agropecuária, contará com a estréia da raça Tabapuã, entre os bovinos, e a volta ao evento da raça Árabe entre os eqüinos. Também na Exposição, destaque para a realização de três exposições nacionais das raças Guzerá, Pardo-Suíço e Jumento Pega. Serão realizados 12 leilões de diversas raças, dois a mais que na edição de 2008.


Novidade também com a realização do Ciclo de Aulas Técnicas, para intercâmbio entre empresas fornecedoras do agronegócio e alunos do ensino superior de áreas afins ao setor. O objetivo é apresentar aos estudantes o funcionamento e as demandas do mercado, de forma que estejam em sintonia com essa realidade após a formatura. Para isso, o evento conta com as parcerias da UFMG, PUC Minas e Fead.


Shopping e Expocachaça – Outra novidade é o shopping virtual, por meio do qual as empresas expositoras poderão oferecer produtos com preços diferenciados para aquisição, pelos produtores, durante o evento. As ações de venda e as ofertas especiais vão constar no site do evento e serão encaminhadas previamente aos produtores por meio das associações de classe, parceiras na iniciativa.


Na Expocachaça, uma das mais importantes feiras da bebida no Brasil, a presença de marcas de Minas e de outros estados, apresentadas por produtores, cooperativas e associações. A feira se consolidou como oportunidade de vendas no atacado e no varejo e, para esse ano, prepara grade de palestras voltadas para inovações tecnológicas e conjuntura de mercado.


Presente em todas as edições da Superagro, a Tortuga Companhia Zootécnica Agrária participa novamente do evento em 2009. O gerente da empresa em Minas, Elmo Perdomo, justifica essa participação com o argumento de que a feira é importante do ponto de vista dos negócios e, também, institucional. Durante todos esses anos conseguimos realizar bons negócios e abrir oportunidades para ganhos futuros. A feira possibilita também estreitar as relações com os clientes, disse.


Entre as autoridades do governo mineiro presentes ao evento, estiveram os secretários de estado da Fazenda, Simão Cirineu Dias, e de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, com o adjunto da mesma pasta, Raphael Guimarães.


 


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.