Bahia Coffee lança apoio ao setor

Por: 16/04/2009 22:04:01 - Revista Cultivar

A Bahia Coffee Produtores Associados representa o setor produtivo do café no oeste da Bahia. Com a missão de trabalhar desafios do segmento, conta hoje com cerca de 50% da área cultivada com café entre seus sócios.


Focando a inovação tecnológica, a Bahia Coffee, juntamente com outras novas entidades, está conduzindo o inédito Programa Integrado de Pesquisa Cafeeira, o PIP/café. O objetivo deste programa é gerar e adaptar tecnologias para o crescimento da cafeicultura no Oeste da Bahia, o qual conta com a coordenação do Dr. Gabriel Bartholo, ex-gerente da Embrapa café.


Para financiar este programa, os cafeicultores estão doando café, juntamente com o apoio de fornecedores. Nesta união de esforços, o cafeicultor colabora proporcionalmente a área cultivada e o fornecedor através da campanha “Parceira do café”.


A empresa “Parceira do café” recebe a denominação por contribuir no processo de inovação e promoção do café do cerrado da Bahia. Parceiros como a Cooproeste, Cooperfarms, Grão do Cerrado, Hydroagro, Nivalmag, entre outras, estão se fortalecendo no mercado, através do apoio ao segmento onde atuam.


Para fortalecer ainda mais o setor, o Programa de Capacitação Profissional da Bahia Coffee Produtores Associados está completando diversos treinamentos, sejam de palestras ou de cursos com curta e longa duração. Atuações conjuntas com o Sindicato Rural de LEM, Senar e Empresas Parceiras, estão sendo possíveis atingir dezenas de pessoas na área da formação profissional.


O fortalecimento do setor que mais promove a geração de empregos está contando com muitas parcerias. Esta união de esforços permitirá uma nova dimensão no segmento produtivo, e por sua vez nos demais elos desta importante cadeia de produção agrícola do oeste da Bahia, destacam os dirigentes.  


Sustentabilidade e parcerias


A cafeicultura do cerrado da Bahia tem recebido especial atenção no mercado internacional. Prova disso é o constante aumento nas exportações do café arábica, o qual é caracterizado pela grande escala de produção e alta mecanização, informa a equipe.


Com uma produção estimada em cerca de 530 mil sacas, para esta safra, a região exportará mais de 60% deste montante. Estados Unidos, Japão e paises da Europa estão na preferência quando se analisa o destino deste café.


A responsabilidade sócio-ambiental está na vanguarda, uma vez que diversas fazendas produtoras de café estão adequadas a rigorosas certificações internacionais. Valorização das pessoas e do ambiente ligado à produção de café, é o cenário encontrado no setor que mais emprega no Oeste da Bahia.


Agindo institucionalmente e organizando o setor, está a Bahia Coffee Produtores Associados. Com sede em Luis Eduardo Magalhães, congrega aproximadamente 50% da área de produção regional, e tem como foco a promoção de avanços na cadeia produtiva.


O principal avanço para este ano está sendo o Programa Integrado de Pesquisa Cafeeira, o PIP/café. Trata-se de um programa que envolve a participação de dez entidades relacionadas ao café, trabalhando a geração e adaptação de tecnologias para o crescimento da cafeicultura no Oeste da Bahia.


O aporte de recursos para este programa está partindo dos cafeicultores através da doação de café à Bahia Coffee. Em paralelo, fornecedores e clientes também estão contribuindo, no chamado programa de Parceria do café, cuja denominação é dada às empresas que contribuem com o projeto, como é o caso da Cooproeste, Cooperfarms, Grão do Cerrado, Hydroagro, Nivalmag, dentre outras.


O trabalho conjunto, o qual une cafeicultores, entidades, fornecedores e clientes, permitirá em pouco tempo uma nova amplitude no cenário encontrado hoje na cafeicultura do cerrado da Bahia, destaca a Bahia Coffee. Exemplos como este já se viu no algodão, que hoje é referência internacional. Depois da pluma, chegou a hora do café.


Ivanir Maia
BAHIA COFFEE Produtores Associados
(77) 3628-2356 / www.bahiacoffee.org.br
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.