Marcas brasileiras de café na Alimentaria Lisboa

19 de abril de 2009 | Sem comentários Consumo Torrefação
Por: Portugal Digital

Vendas de café do Brasil para Portugal cresceram 161% de 2007 para 2008. “Essa excelente performance foi decisiva para participarmos do evento”, diz Christian Santiago.


Da Redação


 
Lisboa – O Salão Internacional da Alimentação – Alimentaria Lisboa, que acontece entre este domingo e a próxima quarta-feira (19 a 22) no Parque das Nações, na capital portuguesa, contará com a participação, pela primeira vez, do Projeto Setorial Integrado (PSI) de Promoção à Exportação de Cafés Industrializados, do Brasil.


“As vendas de café para Portugal cresceram 161% de 2007 para 2008, de US$ 86.443 para US$ 225.785. Essa excelente performance foi decisiva para participarmos do evento, que é considerado uma das principais portas de acesso ao mercado e à comunidade lusa”, diz Christian Santiago, coordenador executivo do PSI, projeto realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).


Além da promoção institucional dos Cafés do Brasil, o estande contará com a presença das empresas brasileiras Café Jandaia e Café Moraes, que possuem filiais em Portugal e já comercializam seus produtos em grandes redes estabelecidas no País, como Makro, Recheio-Jerónimo Martins, Intermarché e El Corte Inglês. Todos esses pontos-de-venda serão visitados na próxima semana, após o evento, por Christian Santiago, para futuras ações promocionais.


“Esse ano, mesmo com expectativas mais conservadoras, as empresas brasileiras deverão investir mais na divulgação dos seus produtos. Por isso mesmo, vamos apoiar estratégias como promoção de degustação de cafés nos supermercados. O objetivo é aproveitar o momento para reforçar a imagem de qualidade do café brasileiro junto ao consumidor final”, diz o coordenador da Unidade de Projetos da Apex-Brasil, Juarez Leal.


O Projeto Setorial Integrado de Promoção à Exportação de Cafés Industrializados da Apex-Brasil tem sido fundamental para fomentar as vendas mundiais, e com maior valor agregado, de cafés em grão torrado ou moído produzidos no Brasil.


A exportação com marca brasileira é uma iniciativa muito recente, que assumiu uma característica de negócios consistentes a partir de 2002, quando foi firmado o primeiro convênio entre a Apex-Brasil e a ABIC.


Nesses sete anos, em função das ações do PSI, as vendas aumentaram em quase 800%: de US$ 4 milhões, em 2002, para US$ 35,6 milhões, em 2008. O novo convênio, com validade até 2010, prevê novas estratégias para a inserção dos Cafés do Brasil em diferentes mercados, principalmente os considerados “traders”, que são países ou regiões com um alto potencial de comercialização dos produtos, como é o caso de Portugal.


 

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