Iapar participa da primeira reunião do ano do conselho do Consórcio Brasileiro de Café

Campinas/SP – A primeira reunião de 2009 do conselho diretor do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do café (CBP&D/café) aconteceu nos dias 16 e 17 de abril, na Fazenda Santa Elisa, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em Campinas (SP), com a participação do diretor-presidente do IAPAR, José Augusto Teixeira de Freitas Picheth, e do líder do Programa café da instituição, o pesquisador Armando Androcioli Filho.


Em sua 11ª edição, foi a segunda vez que uma das consorciadas acolheu o encontro, promovendo maior integração entre os conselheiros. O pioneirismo coube ao IAPAR, na sede de Londrina, em novembro passado (19), a partir de uma ideia proposta por Picheth. Antes disso, o conselho se encontrava em Brasília.


Na quinta-feira (16), os membros do consórcio visitaram o Centro de café “Alcides Carvalho” do IAC, onde conheceram as pesquisas que estão sendo desenvolvidas ali pelo Programa Brasileiro de Pesquisa em café, como os estudos com o cultivo do café robusta em São Paulo e com o café naturalmente descafeinado.


A reunião do conselho é bianual e serve para a discussão de assuntos fundamentais para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelo CBP&D/café. Entre os temas em pauta desse 11º encontro ordinário estiveram: o planejamento estratégico do consórcio, os projetos para o ano corrente e a preparação do 6º Simpósio de Pesquisa dos cafés do Brasil, marcado para os dias 2 e 5 de junho de 2009, no Centro de Convenções de Vitória (ES).


Consórcio
O CBP&D/café é uma congregação de instituições de pesquisa e desenvolvimento que tem por objetivo dar sustentação tecnológica ao agronegócio do café no Brasil, no sentido de expandir e consolidar a capacidade de identificação de problemas e geração de alternativas tecnológicas.


Foi criado em março de 1997 por dez instituições brasileiras de P&D do café – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), IAC, IAPAR, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa/DCAF), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), tendo a Embrapa como instituição coordenadora.


O preceito orientador da criação do consórcio é o do somatório de recursos humanos, laboratoriais, físicos e financeiros das instituições, com vistas à concepção e execução de atividades de P&D em todas as áreas da cadeia produtiva do café e na abrangência dos principais estados produtores. Atualmente, as atividades são desenvolvidas por 40 instituições brasileiras, abrangendo 12 estados produtores de café.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.