Consumo interno de café cresce em 2009

Por: Gazeta Mercantil

As vendas de café para o mercado interno cresceram 14,4% entre fevereiro e março deste ano, mesmo com os prognósticos de desaceleração na demanda por causa da crise. O bom desempenho fortalece as análises de especialistas, cuja previsão no auge da crise era de manutenção no consumo em virtude do baixo impacto que o produto traz ao orçamento doméstico. Segundo representantes da indústria, a estabilidade nos preços do café é um dos principais fatores que estimulam o consumo. Conforme dizem, o custo com a industrialização da matériaprima em São Paulo representa 65% do produto final.


A pesquisa foi realizada pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) e contou com a participação de 60 torrefadoras de todos os portes. O índice de desempenho saltou de 127,87 em fevereiro para 146,36 em março. Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Abic, a base de referência utilizada foi fevereiro deste ano porque houve mudança na metodologia de apuração. Conforme explicou, até este período, 18 empresas participavam da avaliação. “Podemos dizer que as vendas e o consumo de café no mercado interno estão passando longe da crise. Nós até esperávamos que o consumo não fosse afetado, mas esse crescimento se mostrou surpreendente”, avaliou o diretor-executivo.


O consumo de café dentro e fora de casa no Brasil, conforme analisou, não apresentou redução.


“Nos Estados Unidos, por exemplo, as indústrias já notaram mudança no perfil de consumo, que agora é mais doméstico. Porém, não notamos isso por aqui”, disse.


Para ele, boa parte do sucesso está relacionada à estabilidade dos preços.


Desde o início do plano real, os preços do café na prateleira dos mercados variou entre 30% e 35%, número pequeno na sua opinião se comparado aos 300% de aumento na cesta básica.


Herszkowicz afirmou que as despesas com outros insumos de produção como frete e mão-deobra subiram nos últimos anos. No entanto, disse que só foi possível absorver esse custo por causa do aumento no volume das vendas.


“O aumento no consumo acaba aliviando a rentabilidade. Mesmo com a margem de lucro mais apertada, as empresas ganham com o volume de produção”, observou.


Em 2008, a projeção de consumo interno calculada pelas indústrias era de 18 milhões de sacas.


No entanto, as vendas atingiram pouco mais de 17,6 milhões de sacas. Para 2009, a Abic revisou a previsão de crescimento de 6% para 4%, o que segundo analistas ainda é positivo.


 

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