Exportações de café por Santos batem recorde

19 de maio de 2009 | Sem comentários Comércio Exportação
Por: Santos Export News

19/5/09 – A pouco mais de um mês para o encerramento do ano-safra do café, as exportações da commodity pelo Porto de Santos já superaram as do exercício anterior, configurando uma nova marca histórica para o produto. Até agora, o crescimento é de 16%, mas há a possibilidade de fechar o período com um acréscimo de 19% no volume.

O ano-safra vai de 1º de julho até 30 de junho do ano seguinte. Até o mês passado, foram exportadas pelo cais santista 18,265 milhões de sacas, o que dá em torno de 1,1 milhão de toneladas do grão.

No mesmo período do último ano-safra foram 15,7 milhões de sacas (942 mil toneladas), até então a melhor marca do complexo. Em todo o ano-safra, a movimentação foi de 16,4 milhões (984 mil toneladas) de sacas.



“É possível chegar a 19,5 milhões de sacas até 30 de junho”, afirmou para A Tribuna o presidente do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Guilherme Braga.

Contabilizando apenas a movimentação de janeiro a abril últimos, o volume escoado por Santos foi de 6,774 milhões de sacas, 18,5% maior do que no mesmo período do ano passado. Entre janeiro e abril de 2008, houve a exportação de 5,712 milhões de sacas.

“Este foi um ano-safra bom para a produção e refletirá nas exportações”, disse Guilherme Braga. A avaliação dele sobre o atual ano-safra se deu porque a produção do café segue um ciclo quase que inalterável. Para cada ano-safra com crescimento de produção, o seguinte é de menor colheita, portanto o próximo não deverá ser tão produtivo quanto o atual.

A evolução das exportações pelo Porto de Santos espelham o desempenho em âmbito nacional. O complexo responde todos os anos por 60% a 70% das remessas brasileiras de café ao exterior. O restante é movimentado nos complexos marítimos de Vitória (ES), Rio de Janeiro e Itaguaí (RJ), e Salvador (BA).

No atual ano-safra, considerando apenas de julho de 2008 a abril deste ano, o Brasil já exportou 26,451 milhões de sacas. No período 2007/2008 foram 23,608 milhões de sacas.
A expectativa do presidente do Cecafé é que o atual ciclo da commodity seja encerrado no País com 31 milhões de sacas, 100% embarcado em contêineres. “Já é o maior ano-safra do Brasil e do Porto de Santos”, assegurou Braga.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.