Shoppings de Cuiabá atraem 2 milhões de pessoas a cada mês

30 de maio de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: Circuito On Line

 29/05/2009 – A edificação dos três shoppings em Cuiabá e centros de compras não trouxe somente mais lojas das mesmas grifes ou de marcas inéditas. Transformaram-se no ponto de encontro preferencial dos mato-grossenses – um local em que se vai para passear, almoçar com a família, paquerar, tomar um café ou folhear uma revista, jornal ou livro.


As redes de supermercados, antigas âncoras dos empreendimentos, deram lugar ao lazer para atrair clientes, de cinemas a parques de diversão. Da mesma forma, a criação de espaços bem desenhados e decorados (com muito verde) passou a ser item obrigatório nos shoppings.


Prestes a completar 14 anos de existência, o Shopping Três Américas está próximo aos bairros de maior renda per capita de Cuiabá: no Coxípó. Com mais de 180 lojas e um público de 700 mil pessoas por mês, o empreendimento não pensa só em vender, a fidelização dos seus clientes é o maior objetivo.


O sucesso do empreendimento comercial que conta com grandes lojas se firma através de bons cinemas, boa praça de alimentação e estacionamento coberto – itens primordiais, de acordo com o superintendente José Júlio Cantino, para manter o Três Américas bem posicionado no mercado. “Somos um shopping bom para comprar, oferecemos uma série de opções. Não pensamos somente em vendas, pensamos na diversão, pois as pessoas que frequentam nossos ambientes precisam se sentir em casa, por isso somos acolhedores”.


Para Cantino, o Três Américas é o único shopping verdadeiramente cuiabano pois, em suas instalações, conta um pouco da história do povo cuiabano, suas lendas como o “Minhocão do Pari, Tatu Gigante e valoriza a cultura regional, pensando no crescimento da capital.


José Júlio diz que nas datas comemorativas, a administração do shopping sorteia bons prêmios. “O grande consumo do brasileiro é o carro zero. E isso influencia um pouco na sua capacidade de vendas. Mas se você for analisar, muitas vezes, o percentual não chega aos 10%. Então as pessoas não vêm somente por causa do prêmio, dos cupons, vêm porque gostam do shopping, porque são fiéis. E conseguir fidelizar nossos clientes é o nosso maior prêmio”, comemora.


De acordo com o superintendente, o que atrai os consumidores são as vitrines, pois os olhos compram o que há de melhor, de bonito e atrativo e as próprias fábricas mudam suas coleções, semanalmente, para seduzir seu público.


Nos finais de semana o número de visitantes aumenta e famílias inteiras aproveitam para passear, almoçar e se divertirem. Os cinemas com oito salas são acolhedores e todas elas possuem cadeiras namoradeiras, redobráveis que foram projetadas para pensar na comodidade e conforto dos seus clientes. A praça de alimentação conta com fast-food, à la carte e gastronomia para todos os gostos.


O policial Civil Rodrigo Floriano, 43 anos, fala que sempre que pode vem ao local para se divertir com sua família. “Após o almoço, as crianças se divertem no parque, tomam sorvete, brincam até cansar. A segurança e tranquilidade fazem com que esses passeios sejam fieis para minha família”.


Pantanal Shopping 


Já o tráfego médio de pessoas por dia no Pantanal Shopping é de 30 mil pessoas e cerca de 1 milhão por mês. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 15% nas vendas e de 5% no fluxo diário de pessoas. Em novembro completará cinco anos.
O superintendente Fernando Castanheira diz que, no final de 2005, com menos de um ano de existência, o Pantanal Shopping realizou a sua primeira expansão. Fala que foram acrescidos 10 mil metros quadrados no 1º piso, contemplando lojas de serviços, Supermercado Modelo, Ponto Frio, Meio Preço entre outras. “Atento aos desejos de nossos clientes, o Pantanal Shopping realizou, em 2007, a sua segunda expansão. Passaram a compor o seu mix de lojas a C&A, exclusiva no Estado e uma unidade da Casas Bahia. Com essa ampliação, o Pantanal Shopping aumentou sua área construída de 55 mil para 66 mil metros quadrados”, revela.


Para atrair os consumidores, foi realizado uma pesquisa em 2008 pela Vetor Pesquisas, onde o cinema, praça de alimentação, variedade de lojas, espaço físico e a localização do Pantanal Shopping foram apontadas como os principais atrativos do empreendimento.  O shopping oferece praça de alimentação com 1600 lugares, oito salas de cinema, 2350 vagas para estacionamento, sendo 100 na área VIP, com cobertura, manobrista e área exclusiva, além de serviços como espaço bebê, espaço cliente, telefone para surdo, banheiro-família, empréstimo de cadeira de rodas, chaveiro, lotérica, Detran, Correios, salão de beleza, pet shop, sapataria, lavanderia e oficina de costura.


Sem contar as ações promocionais e sociais, os eventos culturais realizados no decorrer do ano e os infantis que acontecem todo fim de semana. Tudo para garantir ao Pantanal Shopping a condição de maior e mais completo centro comercial do Estado.
“No total, são 204 lojas, sendo 10 âncoras – Tecelagem Avenida, Lojas Americanas, C&A, Casas Bahia, City Lar, Multiplex Pantanal, Renner, Novo Mundo, Ponto Frio, Unic, 5 megalojas (Livraria Janina, Ri Happy, Shopping Center da Criança, Meio Preço, Bigolin) e mais 189 lojas satélites  e 22 quiosques. As lojas âncoras são pólos de atração naturais e, aliadas ao conjunto de lojas do shopping, fazem com que todas as operações sejam atrativas. O shopping está em constante mutação para oferecer lojas que atendam à demanda do cliente, observada nas frequentes pesquisas realizadas” revela  Castanheira.


O Pantanal Shopping conta com oito salas de cinema, sendo uma delas com a tecnologia 3D, a primeira do Estado. Como ela, existem apenas 15 no Brasil. Também possui uma praça de alimentação que prima pela diversidade gastronômica. Para a garotada oferece, durante todo o ano, oficinas infantis e entretenimento eletrônico. Os eventos culturais também são uma constante preocupação.


“Não tenho preferência por nenhum shopping da cidade. Frequento os três sempre que posso. Nos três existem atrações, estilos e lojas diferentes”, garante a estudante Lilian Ventura, 22 anos.


Shopping Goiabeiras


Criado há 20 anos, primeiro shopping de Mato Grosso, o Goiabeiras possui 170 lojas e registra crescimento constante nas vendas, com a perspectiva de novas e importantes operações, que o farão ainda melhor. É o que revela o superintendente Arnaldo Felício dos Santos. Segundo ele, o diferencial do Goiabeiras Shopping em relação aos outros shoppings é o mix de lojas que oferece uma grande gama de produtos – variedade de calçados, confecções femininas e masculinas de grandes marcas.


“O Goiabeiras foi pioneiro na realização de desfiles de moda dentro do seu espaço, com estrutura semelhante às de grandes eventos nacionais como a São Paulo Fashion Week. Nossas marcas também participam de eventos como o Cuiabá Fashion, destacando as tendências que podem ser encontradas no nosso empreendimento. Nossa característica marcante é o fato de contarmos com as melhores e mais sofisticadas marcas de roupas para atender aos mais diversos públicos, o que garante que a última moda sempre possa ser encontrada aqui”, destaca.


Cerca de 300 mil visitantes por mês passam pelo Goiabeiras,  número que dobra nas grandes datas do comércio, como dia das Mães, Páscoa,Dia dos Namorados, dia dos Pais, dia das Crianças e Natal. “Nossos piques de consumo são as grandes datas festivas.  Investimos em campanhas publicitárias e em ações que envolvem o cliente, sempre com o apelo da responsabilidade social e de buscar a qualidade de vida, duas características muito fortes de nosso público. São estratégias que realmente se mostram bem sucedidas e temos como bom exemplo o Natal. Todos os anos, proporcionamos a nossos clientes a chance de presentear crianças de instituições beneficentes e, a cada ano, o movimento aumenta e o número de crianças beneficiadas também. Em 2008, também fizemos uma promoção, em parceria com a Visa, com a venda de canecas colecionáveis com renda revertida para instituições de caridade. A aceitação foi ótima e o resultado surpreendente”, enaltece o superintende.


Com praça de alimentação, café e lazer são promovidos eventos, apresentações musicais e recreação infantil, exposições nos corredores com o propósito de ampliar constantemente a interação com o público. As âncoras atuais são lojas Americanas, Avenida, Decorliz e as megalojas Ri Happy e City Lar. Futuras lojas serão inauguradas no local, mas não foram divulgadas, por razões estratégicas.
 
Shopping em VG continua sendo um sonho


Passados três anos após o anúncio do primeiro shopping de Várzea Grande – o Guaná, que seria lançado em maio de 2006 e inaugurado no início desde ano pela Farol Empreendimentos e Participações e Paiaguás Construções Ltda –  a construção do empreendimento continua indefinida e no local onde já deveria estar o shopping, funciona o plantão de vendas de um condomínio residencial. Mas os investidores não confirmam a mudança do projeto, muito menos o cancelamento da obra do centro de compras.


O projeto original previa a construção em um prazo de 18 meses. O empreendimento estava avaliado em R$ 60 milhões, com R$ 30 milhões  que viriam dos empreendedores e o restante de lojas. No local onde possivelmente seria construído o shopping, no bairro Ipase – próximo ao Aeroporto Marechal Rondon – continua uma placa fincada indicando que ali serão as futuras instalações do shopping de VG. No principal ponto do terreno, localizado no cruzamento das avenidas Artur Bernardes e Filinto Müller, foi erguido um escritório onde funcionaria um plantão de vendas do Residencial Maison Ver, que está desativado e nada tem a ver com o empreendimento do shopping.

O Guaná Shopping seria construído em uma área de 38 mil metros quadrados, distribuídos em dois pisos, com previsão de 130 lojas entre as chamadas âncoras e as lojas satélites. A expectativa dos empreendedores era trazer grandes redes nacionais e construir um shopping moderno, projetado para futuras ampliações.


A aposentada Jandira Maria Carrasco, 68 anos e moradora do bairro Jardim Aeroporto, lamenta que com 142 anos de fundação, a segunda maior cidade do Estado não consiga atrair empreendedores para investir e tornar o sonho dos várzeagrandenses em  realidade. “A cidade é carente de opções de lazer e entretenimento. Uma pena, porque várias pessoas se deslocam até os shoppings da Capital e investem lá. Várzea Grande precisa de políticas sérias, atitudes para expandir seus projetos”, desabafa.


Já na opinião do operador de telemarketing Carlos Roberto Galvão, 33 anos, residente no Centro, o sonho pode ser frustrado.  Para ele, a cidade deixa de crescer, atrair novos investidores e arrecadar mais recursos. “Não consigo entender o que falta aqui para esse projeto de construção do shopping sair do papel. Não vejo vontade, desejo por parte da prefeitura e empresários locais. Falta mais dedicação”.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.