Fontelles destaca participação do Brasil na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

 Brasília (4.6.2009) – O Brasil desenvolve um trabalho intenso de aproximação com os países de língua portuguesa, no processo de difusão de tecnologias e experiências. A declaração foi do ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gerardo Fontelles, durante a 4ª Reunião de Ministros das Áreas de Agricultura e Segurança Alimentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada hoje, no Palácio do Itamaraty.

Segundo Fontelles, o Brasil pretende expandir suas unidades de pesquisa aos países da CPLP. “A aptidão agrícola das nações se confunde em consequência da localização geográfica das mesmas,  prevalecendo climas muito semelhantes. Isso favorece as parcerias em prol do desenvolvimento agrícola de todos”, considera.

Na reunião, os ministros dos oito países que formam a CPLP (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Brasil), aprovaram o Plano de Ação Conjunta entre os Ministérios. O documento prevê ações como promover a coordenação de iniciativas comunitárias sobre a segurança alimentar e nutricional, o intercâmbio de tecnologias e o fortalecimento da agricultura familiar, bem como a cooperação mútua para melhorar as condições de acesso ao alimento, conjugando esforços, inclusive no âmbito do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas.

Também foi criado o Grupo de Trabalho sobre Segurança Alimentar, Nutricional e Agricultura Familiar na CPLP. O primeiro encontro do grupo deve acontecer no segundo semestre deste ano, na Guiné-Bissau, a pedido daquele país e aprovado por unanimidade pelos ministros da Comunidade de Países de Língua Portguesa. (Jean Peverari)   

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.