Ministro cabo-verdiano estuda no Brasil parceria para produção de café

Por: Africa 21

Ministro cabo-verdiano estuda no Brasil parceria para produção de café
O ministro do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos, José Maria Veiga, participa da IV Reunião dos Ministros da Agricultura da CPLP.


Da Redação, com agência


 


Praia – O ministro do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos, José Maria Veiga, viajou para Brasília, para participar na IV Reunião dos Ministros da Agricultura da CPLP. Na capital brasileira, o cabo-verdiano aproveitará a sua estada para estudar com algumas instituições locais as possibilidades de parcerias para o desenvolvimento da produção do café e de sementes da planta em Cabo Verde.


Em entrevista à Inforpress, José Maria Veiga adiantou que, para analisar essas futuras parcerias, tem já agendado encontros com o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com o seu colega brasileiro Carlos Minc.


Com a Eembrapa, Veiga pretende desenvolver uma cooperação para o desenvolvimento da produção de sementes da planta, enquanto que com o Ministério do Ambiente brasileiro a pretensão é a de acordar a importação de sementes e plantas certificadas do café para o incremento da sua produção no país.


A importação de espécies melhoradas de bananeiras do Brasil é uma outra possibilidade de parceria que o titular do MADRRM cabo-verdiano deverá discutir com responsáveis das instituições brasileiras com os quais vai se encontrar.


Com vista a “colher experiências na área da proteção ambiental, na qual o Brasil já tem uma experiência avançada que poderá ser aproveitada por Cabo Verde”, José Maria Veiga vai se encontrar ainda com responsáveis do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).


A Segurança Alimentar, tema do II Simpósio sobre Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP, que precede a IV Reunião dos Ministros, é um outro assunto que merecerá, também, uma atenção particular por parte do governante cabo-verdiano.


O encontro, diz José Maria Veiga, será uma oportunidade para apresentar as estratégias e os desafios de Cabo Verde quanto à segurança alimentar e para alertar os demais países da CPLP da situação de risco que a falta dessa segurança pode colocar as famílias, principalmente, dos países menos desenvolvidos.


Em Cabo Verde, segundo José Maria Veiga, a segurança alimentar está garantida, uma vez que não há fome no país. Mas ao mesmo tempo, o governante reconhece que há famílias pobres que vivem em situação de risco e que precisam de apoios para terem garantida a segurança alimentar.


Esse é um desafio que continuará a ser enfrentado pelo MADRRM, através do desenvolvimento de programas no âmbito da luta contra pobreza.


Mas, no entender de José Maria Veiga, todo o trabalho a ser feito para melhorar a situação das famílias em situação de risco exige um união de esforços e ajudas por parte de outros países, principalmente num momento em que os países estão sofrendo consequências da crise econômica internacional.


Nesse sentido, adiantou à Inforpress que no encontro do qual tomará parte em Brasília chamará a atenção dos demais países da CPLP da “necessidade de uma maior solidariedade e investimento nos países que mais precisam de ajuda no domínio da segurança alimentar”, ao mesmo tempo que demonstrará que a priorização de alguns setores, como a água e as espécies fitossanitárias na agricultura poderá ser um caminho para se garantir a segurança alimentar.


A IV Reunião dos Ministros da Agricultura da CPLP realiza-se em Brasília, de 2 a 4 de junho tendo sido precedida do II Simpósio sobre Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP.


O colóquio visa a elaboração de um Plano de Ação em Segurança Alimentar e Nutricional dos Estados Membros CPLP, que será depois submetido, para aprovação, à IV Reunião durante a também se discute a proposta de criação de um Centro de Excelência de Segurança Alimentar da CPLP.


O centro, que é uma proposta portuguesa, terá por objetivo a melhoria da articulação e coordenação de ações no domínio da segurança alimentar entre todos os estados membros.


Depois de participar da IV Reunião dos Ministros da Agricultura da CPLP, o ministro José Maria Veiga seguirá para o Kénia, onde participará na Conferência Internacional Tripartida sobre os Desafios da Urbanização e a Redução da Pobreza nos Países ACP, que se realiza em Nairobi, de 8 a 10 de junho. Comentar Enviar por e-mailImprimir Download PDF     Enviar por e-mail
A matéria pode ser enviada para até 5 pessoas. Os e-mails devem ser separados por ponto-e-vírgula.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.