Cinemas divulgam Campanha Café é Saúde neste final de semana

5 de junho de 2009 | Sem comentários Especiais Mais Café

Brasília (5.6.2009) – Os cinemas de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Recife vão exibir nas suas antessalas, neste final de semana, um totem digital interativo, com tela de 32 polegadas sensível ao toque (touch screen). A peça faz parte da Campanha Café é Saúde, veiculada neste mês em rede nacional.


Durante esta ação, uma promotora convida o público a navegar no conteúdo disponível no totem para conhecer a história do café no Brasil e descobrir curiosidades sobre a bebida. Em seguida, realiza com os interessados um quiz (questionário com respostas do tipo “certo ou errado”) sobre o tema. (Inez De Podestà)


Confira o conteúdo do totem digital interativo




MAPA
CAMPANHA CAFÉ É SAÚDE 2009
TEXTO PARA TOTEM CAFÉ


PÁGINA INICIAL


Foto do Supercafé
Conheça o super-herói que
ajuda você a ajudar o Brasil.


Links
Conheça a história desse herói
Todo super-herói tem seus segredos
O que ele pode fazer por você



Conteúdo Link
Conheça a história desse herói


Como foi descoberto o seu efeito
Conta uma lenda que, por volta do ano 800, um pastor da Abissínia (atual Etiópia), chamado Kaldi, resolveu levar até um monge conhecido seu o fruto de uma planta que, segundo ele, deixava o rebanho alegre e disposto quando a ingeria. O monge, intrigado, resolveu experimentar uma infusão daqueles frutos amarelo-avermelhados e percebeu que realmente lhe ajudava a ficar mais tempo acordado durante suas meditações.
O conhecimento do efeito do café chegou então ao Norte da África e chegou ao mundo árabe em meados do século XV, quando era usado como uma pasta fortificante para que as pessoas ficassem acordadas olhando para Alá.
A fama do café foi se alastrando, chegando até os mosteiros, onde então os monges passaram a preparar uma infusão das folhas junto com o fruto em forma de chá. Certo dia, um dos monges levou alguns ramos de café carregados de frutos para perto do fogo para tentar  secá-los e guardá-los para os períodos de chuva. Porém, acidentalmente, os grãos torraram, exalando um aroma agradável. Os monges tiraram os grãos do fogo e trituraram-os, transformando-os em pó e preparando a bebida. Foi assim que surgiu a forma de tomar café que conhecemos hoje.
A produção na Europa
Apesar dos árabes terem tomado medidas para manter o monopólio da produção de café, os holandeses conseguiram contrabandear os frutos frescos para as suas colônias asiáticas (Java, Ceilão e Sumatra) e, depois, para as Antilhas Holandesas, na América Central. Foi graças aos holandeses que o café começou a ser conhecido no mundo.
Na Europa, inicialmente, era consumido como remédio para vários males. Só a partir do século XVII começou a ser adotado como bebida.


O café no Brasil
O café ocupa uma parte muito importante na história do Brasil. Em 1727, entrou no país pelo Pará e se adaptou facilmente ao clima brasileiro. Tanto que, em 1830, o café já era o principal produto de exportação, ultrapassando o algodão e o açúcar e, em 1845, já era responsável quase pela metade do café mundial. Assim, o café é sinônimo de progresso, contribuindo decisivamente para a industrialização brasileira.
Uma curiosidade é que as grandes plantações brasileiras surgiram de um único pé. Um cafeeiro de Amsterdã deu origem aos primeiros cafés plantados no Suriname, Guiana e Brasil. Um cafeeiro do Rio de Janeiro também iniciou a produção nos estados do Rio, Minas Gerais e São Paulo. Uma única planta de Jundiaí, interior de São Paulo, deu origem aos cafezais de Campinas e regiões circunvizinhas. Os primeiros cafezais brasileiros foram, portanto, descendentes de uma única espécie, a Coffea arabica. Foi apenas na década de 80 que a espécie robusta passou a fazer parte da pauta de produção brasileira.
Conteúdo Link
Todo super-herói tem seus segredos
•Nas primeiras cafeterias turcas do início do século XVI, o café não era tomado em xícaras, mas sim em pequenos pratos, onde era servido muito quente.
•Até 1727, a planta do café não era cultivada no Brasil. Mas, dada a sua boa adaptação aos terrenos brasileiros, rapidamente começaram a exportar as primeiras sacas de grãos de café. •O maior produtor mundial de café é o Brasil, seguido pelo Vietnam e pela Colômbia.
•Existem 78 países produtores de café no mundo. No total, produzem cerca de 100 milhões de sacas de 60 kg de café, quase um terço dos quais de origem arábica.
•A primeira utilização dada ao café foi como comida. Mastigavam-se os grãos crus ou     faziam-se pastilhas das cascas de café esmagadas e misturadas com gordura animal.
•Cada xícara de café contém entre 80 e 200 mg de cafeína. Sua atividade média no nosso organismo é de 2 a 3 horas, se for café arábica ou de 4 a 5 horas, se for do tipo robusta.
Alguns números da produção brasileira
• Na safra de 2008, o Brasil produziu 46 milhões de sacas.
• Foram exportadas 29,5 milhões de sacas de 60 kg, com faturamento de US$ 4,7 bilhões.
• O Brasil possui 30% do mercado mundial de café em grão in natura.
• São 2,3 milhões de hectares de área plantada, o equivalente a 6 bilhões de pés.
• Mais da metade da produção nacional está no estado de Minas Gerais.


Conteúdo Link
O que ele pode fazer por você
Pode combater o alcoolismo e a depressão
Diversas pesquisas epidemiológicas no Brasil e nos Estados Unidos relacionam o consumo diário de café a um menor risco de depressão e suicídio. Os ácidos clorogênicos e os quinídeos formados na torra de café podem ser de grande ajuda na prevenção do alcoolismo e depressão.
 
Consumidores diários de café têm menor risco de diabetes tipo II
Estudos recentes sugerem que em torno de 4 xícaras de café por dia contêm uma quantidade de ácidos clorogênicos, metabólitos e sais minerais que pode ser capaz de prevenir esse tipo de diabetes, que aparece geralmente após os 40 anos.
 
Pode agir contra o câncer
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o café não causa câncer e até pode ajudar a prevenir alguns tipos, como o da próstata, do cólon, fígado, mama, entre outros.
 
Pode combater a asma
Pacientes asmáticos que tomam café podem apresentar menor incidência de crises de asma.
 
Pode melhorar o rendimento dos atletas
Atletas treinados que consomem café diariamente parecem produzir mais endorfina e encefalina. Por isso, têm sua força mental aumentada significativamente sem qualquer tipo de “doping”.
 
Pode prevenir obesidade
O café é uma bebida naturalmente dietética, com zero caloria e suas substâncias podem ter um discreto efeito contra a obesidade.
 
Estimula a memória e melhora a disposição
O café estimula o sistema de vigília, atenção, concentração e memória, melhorando a atividade intelectual e aumentando o rendimento escolar.
 
Aumenta o estado de alerta
Dirigir com sono é a maior causa de acidentes de trânsito. Por isso, se o motorista estiver sonolento, o ideal é tomar até 2 xícaras de café, cochilar 15 minutos e só então pegar no volante.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.