Agricultor vende mais produto para comprar fertilizante

Por: Assessoria de Imprensa - Dep. Fed. Moacir Micheletto

O gráfico permite fazer uma análise comparativa da quantidade de produto que o agricultor precisou vender, nos últimos anos, para adquirir uma tonelada de fertilizante. Como se observa, os dados deste ano mostram uma relação semelhante ao do ano passado.


O único produto que, nesta safra, apresenta uma relação do mesmo nível dos anos 2005 a 2007 é o arroz. Isto porque o rizicultor negociou sua produção agora em condições mais vantajosas do que nos anos anteriores.


Para os seis produtos restantes, (algodão, café, cana, milho, soja e trigo) a partir de 2008, como demonstra o gráfico, a relação tornou-se muito desfavorável para o agricultor. A principal causa foi o aumento do preço do fertilizante.


Fica evidente que a rentabilidade do homem do campo foi prejudicada pela elevação do preço do fertilizante. Em 2008, o preço do insumo mais do que dobrou e, mesmo sofrendo redução de preço mais recentemente, não retornou aos patamares que o mercado praticava até 2007. Este aumento nos custos dos fertilizantes fica como prejuízo para os produtores.


Clique para ampliar


(José Tito Matos de Souza)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.