HISTORIA DO CAFÉ – Sobre São João Marcos que já foi considerada uma das mais importantes cidades do interior do estado do Rio de Janeiro

Fundada no início do século XVIII, São João Marcos já foi considerada uma das mais importantes cidades do interior do estado do Rio de Janeiro. Localizada no Vale do Paraíba Fluminense, região enriquecida pelo Ciclo do café, o local, hoje pertencente ao município de Rio Claro, foi um dos grandes produtores no final do século XIX. Toda essa importância, somada à riqueza de seu conjunto arquitetônico, fez com que São João Marcos se tornasse a primeira cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, em 1939.


Com o declínio da produção cafeeira, a região começou a viver um período de decadência. A crescente necessidade de progresso e de demandas por energia da Capital da República estimulou a construção da Represa de Ribeirão das Lajes, nas proximidades da cidade. Prevista para ser inundada, a cidade foi destombada e, para manter a integridade de seus moradores, a decisão governamental e institucional na época foi de negociar as terras com os proprietários locais que, em função disso, puderam migrar para outras localidades.


Rio Claro, fundada em 19 de maio de 1849, hoje, é uma cidade com 16 mil habitantes, com economia local baseada na agropecuária, avicultura e artesanato.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.