OPINIÃO Para Roberto Rodrigues o governo poderia tirar um pouco de café do mercado

Em entrevista concedida a Revista Globo Rural, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, é da opinião que o café não está bem, veja o que ele diz.


Rodrigues – O café é um produto que está com grandes sacrifícios. Os preços estão baixos e o mercado encolheu um pouco. Olhe, nós ainda exportamos no primeiro quadrimestre do ano 1,5% a mais que o exportado no ano passado, mas, ainda assim, os preços caíram 12% ou 13%, de maneira que o faturamento do setor é menor em dólares.

Além disso, os custos de produção explodiram, então a margem de lucro desapareceu da atividade. Há ainda a dívida anterior.

O setor está acumulando dívidas e eu acho complicado. É claro que existem fazendas capitalizadas que vão atravessar a crise com mais tranquilidade, mas no geral a situação é preocupante e prejudica inclusive as cooperativas.

E, portanto, muito importante que haja uma política pública para o setor. Os estoques mundiais não são altos, o consumo não despencou e não há razão para os preços estarem tão baixos assim. O governo poderia, por exemplo, tirar um pouco de café do mercado. É uma medida simples e que ajudaria a recuperar os preços.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.