Cafeicultores brigam com livre mercado

20 de junho de 2009 | Sem comentários Mais Café Opinião
Por: HOJE EM DIA

NAIRO ALMÉRI
20/06/2009 
  
 
 
A Praça dos Três Poderes, em Brasília, será palco de protesto de cafeicultores de várias partes do país, no dia 23. O “SOS Café – Marcha a Brasília” é anunciado como sendo um “protesto” e seu ponto alto será a audiência pública na Câmara dos Deputados.


Mas o “protesto” dos cafeicultores contra o Governo não faz sentido. O foco é a queda dos preços de mercado. Ora bolas. Queda de preços é coisa da livre economia de mercado. Mas parece que os cafeicultores só aceitam a lei de mercado quando ela sustenta preços ascendentes. E querem, agora, que o Governo federal ( Tesouro Nacional) interceda, comprando parte dos estoques dos produtores e cooperativas, criando um fator artificial de equilíbrio mercado, que elevará as suas margens líquidas.


Está por trás desse lobby o ex-ministro Roberto Rodrigues, da Agricultura (1º Governo Lula), atual diretor de Agribusiness da Fiesp. “Os estoques mundiais não são altos, o consumo não despencou, e não há razão para os preços estarem tão baixos assim. O Governo poderia, por exemplo, tirar um pouco de café do mercado”, propôs, em entrevista ao portal News Cafeicultura.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.