ANGOLA – Campanha de colheita de café aberta no município do Pango-Aluquém

Bengo


Pango-Aluquém – A campanha de colheita de café, na província do Bengo, foi aberta sexta-feira, na fazenda da associação
Kizuze, situada na localidade do Kita, município do Pango-Aluquém, em cerimónia orientada pelo presidente da União das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-pecuária daquele município, Mateus Venâncio.


O responsável revelou à imprensa local que o município do Pango-Aluquém perspectiva colher, nesta campanha, mais de 20 toneladas de café mabuba, o que deverá superar a colheita do ano transacto (2008).


Mateus Venâncio explicou que os camponeses deste município apostaram na produção do café, por forma a contribuir no desenvolvimento social e económico do país, satisfazendo as necessidades do mercado nacional e internacional.


Frisou que a direcção municipal da União das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-pecuária (Unaca) tem desenvolvido campanhas de sensibilização junto das populações da comuna do Cazuangongo e nas aldeias da Deolinda, Gombe-Ya-Muquiama e do Kita, como incentivo para o aumento dos níveis de produção e melhoria da qualidade de vida comunitária.


O responsável da Unaca no Pango-Aluquem referiu haver, para este ano, uma boa perspectiva da colheita de café, sublinhando que a falta de compradores e de meios de transporte para o escoamento do produto têm provocado grandes constrangimentos aos camponeses.


A associação Kizuze, local onde decorreu o acto de abertura da campanha, comporta uma área de 15 hectares, oito dos quais em produção, perspectivando colher na presente jornada 20 toneladas de café mabuba.


Por seu turno, o administrador municipal do Pango-Aluquém, Daniel João Macosso, assegurou que o município possui 56 fazendas de café privatizadas, mas, na sua maioria, estão paralisadas.


Lembrou que duas mil toneladas de café mabuba, colhidas em 2008, estão armazenadas aguardando por compradores e transporte para o seu escoamento, sobretudo para os mercados da cidade de Luanda.


A direcção municipal da Unaca do Pango-Aluquém controla nove associações de camponeses com 260 associados e dez cooperativas com 300 cooperadores.


O município do Pango-Aluquém possui uma população estimada em mais de nove mil habitantes, maioritariamente camponesa, que produz mandioca, banana, batata-doce, milho, feijão, amendoim, café, entre outros.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.