CAFETERIA – Setecs qualifica garçons em Cuiabá

10 de julho de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 09/07/2009 09:07:13 - Olhar Direto

 
Setecs qualifica garçons em Cuiabá

Catorze alunos terminaram nesta quarta-feira (08.07), em Cuiabá, um curso de garçom, promovido pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Quase metade deles já começou a trabalhar em um buffet da Capital, ainda no decorrer da qualificação.


Depois de mais de dois meses e meio aprendendo, os alunos receberam, como avaliação final da professora do Senac, Patrícia Coelho, a incumbência de preparar uma mesa de café da manhã para o encerramento do curso.


Divididos em grupos, eles se encarregaram do chamado mise-em-place, que em francês significa arrumação de mesa, e incluiu a apresentação das frutas, pães, patês, bolos, frios, sucos, café e água, além da disposição das bandejas, jarras, garrafas, xícaras, copos, taças e talheres.


“Uma mesa bem apresentada influencia até no sabor da comida. E esse é um dos diversos atributos fundamentais de um bom garçom”, lembrou a professora, ao supervisionar, satisfeita, o trabalho.


O conteúdo das quase 200 horas de aulas foi diversificado e, além de surpreender, ultrapassou as expectativas da maioria dos participantes, como reconheceu João Batista Gomes, 29 anos, que acumula dois anos de experiência em buffets.


“Eu ainda trabalhava de maneira errada. Esse curso veio profissionalizar nosso trabalho,” comentou João Batista, ao acrescentar que o papel do garçom não se resume a meramente servir o cliente, “mas fazer o máximo para que ele se sinta bem, para que queira voltar à casa. Excelência no atendimento é isso”, comenta.


EXPERIÊNCIAS


Eliel de Oliveira, 36 anos, destacou o conhecimento e o preparo dos professores que resultou no aproveitamento de todo o grupo. “Eles sabem em profundidade tudo o que nos passaram: a parte técnica, a abordagem ao cliente, a forma correta de trabalhar. Até a forma de procurar um serviço foi abordada”, contou, ao referir-se aos módulos de apresentação e higiene pessoal e regras gerais do serviço de garçom.


Outro que aprendeu bem mais do que poderia supor foi Ricardo Maia, 41anos, que conquistou o posto de garçom “freelancer” de um buffet durante o curso. Sem nunca ter trabalhado como garçom antes, ele resolveu fazer o curso para não continuar desempregado.


“Descobri uma nova profissão. Ser garçom se resume na humildade, em aprender a servir com satisfação. Eu achava que era coisa simples, mas tem toda uma técnica, que agora domino. Com técnica e boa-vontade estou empregado e estou confiante que logo serei contratado.”


Embora profissões como garçom sofram certa resistência e preconceito das pessoas, a coordenadora técnica da área de turismo e hospitalidade do Senac, Zildenete Arruda, informa que a média salarial nos grandes restaurantes da capital gira em torno de R$ 1.600.


“Dependendo do garçom e do restaurante esse valor pode chegar a até R$ 3.500. O requisito para a profissão é o Ensino Médio e o curso técnico. A demanda existe e com a Copa de 2014 tende a aumentar. É preciso que as pessoas deixem o preconceito de lado e aproveitem as oportunidades,” orienta.


O conteúdo do curso também incluiu Relações Humanas; Ética e Postura Profissional; Português, Matemática e Informática; Informações Turísticas; Quem é o Garçom e sua história; Conhecendo móveis, equipamentos e utensílios do restaurante; Manipulação de Alimentos; Serviço de Alimentos e Bebidas no restaurante; Serviço de Quarto; e Técnicas de vendas.


O curso de garçom integra o programa de qualificação profissional da Setecs: Qualifica Mato Grosso. Além deste curso, a Secretaria oferece outras oportunidades de qualificação para quem quer ingressar no mercado de trabalho.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.