Café: Colheita avança 58% na Zona da Mata de Minas

Por: Arnaldo de Sousa / Agro Blog Brasil

Os trabalhos de colheita da nova safra de café avançam na região de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Caratinga (Coopercafé), na Zona da Mata de Minas Gerais. Segundo o gerente de comercialização da Cooperativa, Paulo Tavares, apesar da chuva que caiu neste final de semana, tudo corre bem.

A comercialização de café na região, por sua vez, está muito difícil, com mais uma semana de queda nos preços. Estima-se que, dos 58% já colhidos da safra 2009, cerca de 22% foram negociados, enquanto menos de 1% do café colhido na safra passada ainda não foi vendido.

Já na Bahia a colheita está atrasada

A colheita do café, no oeste da Bahia, atrasou. A chuva prejudicou os trabalhos e os produtores estão preocupados que a umidade em excesso afete a qualidade do grão. As máquinas começaram a sacudir os pés de café no oeste da Bahia.

Este ano, a previsão é de que a produção seja 6% maior que a última safra. Na região oeste predomina a variedade do café catuaí vermelho. A média de produtividade por hectare deve alcançar as 44 sacas.

Até agora houve colheita em apenas 50% das áreas da região por causa da chuva, quando o índice deveria estar em 70%. A chuva mudou também o comportamento das plantas. Os botões da flor do café, que deveriam surgir só em setembro, apareceram antes. 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.