CAFETERIA – Integração é a chave contra a crise

11 de julho de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 11/07/2009 05:07:19 - Correio Braziliense

Ao poucos, o empresário Leo Lynce e família adaptaram um conceito de negócio bastante interessante. Em um só prédio comercial do Lago Sul, eles conseguem conciliar, de maneira integrada, loja de decoração, restaurante, café e, a partir de agosto, uma casa de vinhos com 340 rótulos e mais de 1,5 mil garrafas. Apenas a adega, que significou um desembolso de R$ 400 mil, deve incrementar em 30% os negócios do espaço Maria Tereza. O motivo tem uma explicação simples: “A cada integração de espaços, aumentamos o faturamento da empresa”, conta Lynce, que é o diretor financeiro e administrativo da empresa.


Segundo ele, tudo começou com o espaço para venda de artigos de decoração Maria Tereza Interiores. Após três anos, veio o café gourmet — café das 5. Um ano depois, incorporou ao café o Restaurante Bottarga. Agora, o empreendimento entra na fase de conclusão com uma quarta subempresa do grupo, a Casa Zahil, em referência à marca da importadora e distribuidora de vinhos paulistana que abastecerá o espaço.


De acordo com Lynce, além de maior retorno financeiro, a integração dos espaços tem a ver com a recente situação econômica do país. “Hoje, essa integração é uma forma de negócio que ajuda a amenizar a crise econômica, porque em certos momentos um espaço vai melhor que o outro.”


Segundo o empresário, a partir de fevereiro, houve uma queda de movimento em seu comércio. A solução imediata foi investir em publicidade, o que acabou surtindo efeito em abril, quando o patamar pré-crise foi recuperado. Atualmente, o cenário mudou. “Junho foi o melhor mês de vendas desde a abertura do restaurante.”

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