Porto de Santos amplia participação nas exportações do café brasileiro

Por: 12/07/2009 08:07:16 - A Tribuna - Baixada Santista

Se o café brasileiro continuasendo bastante apreciado emtodo o mundo, Santos, por suavez, segue na liderança entre osportos que embarcam o produto rumo ao mercado externo.Dados divulgados nesta semana pelo Conselho dos Exportadores de café do Brasil (Cecafé) mostram que, de cada quatro sacas de café enviadas aoexterior, quase três passarampelo cais santista. No primeiro semestre, foram exportadas pelo complexo portuário 10,94 milhõesde sacas, 73,8% do total registrado pelo País no período.

De janeiro a junho do anopassado, a região movimentou 7,76 milhões de sacas, oque à época representou69,3% dos embarques. Maisdo que o aumento na participação do total exportado,Santos embarcou 3,18 milhões de sacas a mais ­ umincremento de 40,9%.As boas condições de tráfegonas estradas paulistas e nosacessos ao cais, a alta frequência de navios e a fama secularda Cidade no manejo com osgrãos contribuem com estes índices, como explica o diretorgeral do Cecafé, GuilhermeBraga Abreu Pires Filho, queesteve na semana passada noMuseu do café, no Centro Histórico da Cidade. “Santos estábem localizada em relação àprodução.

Talvez não tantoquanto o Rio de Janeiro, poismais da metade do café produzido no Brasil vem de Minas Gerais. Mas um dos fatores que determinam isso é opróprio Porto”, declarou. Para Braga, até a quantidade decontêineres disponíveis emSantos para acondicionamento do produto a ser exportadoé um diferencial. “Às vezes,no Rio, há problema de falta(de contêineres), algo quenão ocorre aqui”.Corretor de café e presidente das câmaras setoriais daAssociação Comercial de Santos (ACS), Eduardo Carvalhaes Júnior concorda com aexplicação.

Segundo ele, o café exportado por Santos é conhecido mundialmente. “Éum sinal de qualidade, comoo bacalhau do Porto”.Carvalhaes afirma que nosúltimos anos houve um reforço dessa cultura do café deSantos, especialmente com ainstalação de mais empresasespecializadas na exportaçãodo produto no Centro, a partir do início da revitalizaçãoestimulada pela Prefeitura.”Santos é uma praça importante. É o maior exportadorde café do Brasil desde 1880″.

RECORDE

As exportações brasileiras decafé neste ano-safra constituem um novo recorde histórico. De acordo com o levantamento do Cecafé, entre julhode 2008 e junho passado oPaís embarcou 31,38 milhões de sacas do produto.Osgrãosrepresentamamaior parcela, com 28,41 milhões de sacas (90,53%), enquanto que 2,96 milhões desacas do tipo solúvel (9,47%)foram enviadas ao exterior.O melhor desempenho anterior havia sido registrado nasafra 2002/2003, quando embarcaram 29,48 milhões de sacas de café ao exterior.Entre janeiro e junho, os Estados Unidos tomaram a liderança no rol de compradores.

Foram 2,92 milhões de sacas,um crescimento de 46,84%no consumo em relação aomesmo período do ano passado. Os alemães compraram2,9 milhões de sacas, com incremento de 28,22% ante oprimeiro semestre de 2008.Itália, Japão, Bélgica, Espanha e França também compõem a lista dos maiores consumidores do café brasileiro.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.