CAFETERIA – Varejo brasileiro cresce 4% em maio

15 de julho de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: Mercado & Consumo

15/07/2009 As vendas do varejo brasileiro tiveram em maio uma expansão de 4% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com números divulgados pelo IBGE. Mais uma vez, o destaque ficou para o segmento de Hiper, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo, com um crescimento de 6,7%. “O setor vem crescendo por conta do aumento da massa salarial da população e pela desaceleração da inflação dos alimentos”, comenta Alberto Serrentino, sócio sênior e diretor da GS&MD – Gouvêa de Souza. “O setor deverá continuar a impulsionar o desempenho do varejo como um todo ao longo de 2009”, diz. No acumulado de janeiro a maio, o setor cresceu 6,5%, também acima do acumulado do varejo total, de 4,4%.


No que deve ser a tendência para o segundo semestre, os segmentos dependentes de crédito vêm apresentando um desempenho mais contido. É o caso dos Veículos e motos, partes e peças, com alta de 4%. Móveis e eletrodomésticos teve uma retração de 6,3%, resultado melhor que os -9,8% de abril. “Convém lembrar que a base de comparação é muito alta, já que o segmento apresentou expansão de mais de 15% nas vendas ao longo de todo o primeiro semestre de 2008”, explica.

Já a categoria Outros Artigos de uso pessoal e doméstico, que reúne grandes lojas de departamento que comercializam eletrodomésticos, apresentou o maior crescimento setorial no mês: 11%. Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, por sua vez, teve expansão de 5,2%, bem abaixo dos 27,6% e dos 18% de abril e março, respectivamente. Esse foi o menor crescimento desde janeiro de 2005. “Mas é preciso aguardar para saber se esse patamar de crescimento é uma nova realidade ou se foi apenas uma desaceleração causada pela migração de recursos para outras categorias de consumo”, pondera Serrentino.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.