CAFETEIRA – Megalivrarias apostam no mercado de Fortaleza

18 de julho de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 18/07/2009 07:07:46 - O Povo Online

Superlivrarias com espaços para música, café, leitura infantil e outros atrativos chegam a Fortaleza com um novo conceito para o setor. Os empreendimentos gigantescos procuram popularizar a leitura com muito investimento financeiro.


O conceito de megalivrarias, com espaços gastronômicos, salas de música e locais voltados especialmente para as crianças, ganha força no Ceará. O que já está consolidado em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo chega a Fortaleza com o objetivo de formar um novo perfil do setor. Para isto, não foram economizados recursos financeiros.


Duas grandes redes inauguram empreendimentos até o fim do ano na Capital. A Saraiva já está em pleno funcionamento no Shopping Iguatemi e recebe em média 800 pessoas/dia nos caixas, segundo informa um funcionário do estabelecimento. No entanto, a inauguração oficial só será feita no próximo dia 28, com homenagem ao ator José Wilker. “Sempre prestigiamos um ícone da cultura”, adianta a gerente de comunicação da rede de livrarias, Vera Esaú.


Segundo ela, o evento será em grande estilo, com presença “da alta sociedade”, e marcará o novo modelo da livraria. O atencioso leitor mirim, Ruan Jorge, 9, não está muito interessado em grandes eventos ou festas. Entretido em seu Atlas Ilustrado, ele busca mesmo é conhecimento. “Gosto de leituras científicas, estou no 4º ano do ensino fundamental e parte dos meus amigos também curte um bom livro, mas também existem aqueles que não se interessam”, conta.


Acervo
A Saraiva Megastore possui uma área de mil metros quadrados, divididos em dois pisos. O acervo é de 100 mil títulos, entre livros, CDs e DVDs. Mas a rede tem acervo de 1,6 milhão itens cadastrados na chamada “Encomenda Garantida”, um serviço que busca os produtos não disponíveis na loja. O espaço emprega aproximadamente 70 pessoas e o investimento inicial é calculado entre R$ 3 milhões e R$ 4 milhões.


Outra que chegará à Capital é a Livraria Cultura, que deve abrir no fim de 2009, no Shopping Varanda, na avenida Dom Luís. Segundo o administrador do centro comercial, Francisco Luiz de Souza, o espaço reservado tem 1,5 mil metros quadrados de área. “Será excelente para alavancar o público do shopping. Esta região estava carente de algo assim, que traga cultura para os consumidores”, avalia.


O peso de uma livraria deste porte faz com que a loja seja considerada âncora para o Shopping Varanda, inaugurado recentemente. “Existe uma expectativa muito grande. Técnicos estiveram aqui para realizarem um estudo de público e o resultado foi empolgante. Existe avidez por parte da população local por este tipo de loja”, explica Francisco e emenda que o público do shopping é o das classes A e B. A Livraria Cultura trará um acervo de 130 mil livros e 40 mil CDs e DVDs. Serão contratados 130 funcionários. O investimento inicial gira em torno de R$ 5 milhões.


Tia e sobrinha passeavam na manhã de ontem entre as centenas de prateleiras repletas na megastore Saraiva. A empresária Sandra Damasceno, ao lado da vestibulanda Fernanda Damasceno, tem opiniões muito parecidas sobre a chegada das superlivrarias em Fortaleza. “É altamente positivo. Essas lojas trazem conhecimento, uma boa leitura nunca deixa de ser educativa”, exclama Sandra.


Fernanda Damasceno faz questão de lembrar da multiplicidade de opções que as megastores trazem em seu conceito. “Aqui passa a ser um ponto de encontro. É um ambiente agradável que se torna atrativo para os jovens e acaba com o mito de que lugar de livro é lugar chato”, diz.


NÚMERO


1.6
MILHÃO DE ITENS CADASTRADOS TEM A REDE SARAIVA NA “ENCOMENDA GARANTIDA”, UM SERVIÇO QUE BUSCA OS PRODUTOS NÃO DISPONÍVEIS NA LOJA

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.