ANGOLA – Instituto do Café coopera com espanhóis no domínio da assistência técnica

Por: AngolaPress

19-07-2009 20:50


FILDA/2009
Instituto do Café coopera com espanhóis no domínio da assistência técnica


Luanda – O Instituto Nacional do Café de Angola (INCA) firmou na FILDA/2009, um protocolo de cooperação com empresários espanhóis destinado a prestação de ajuda técnica, a quadros do organismo revelou hoje (Domingo), em Luanda fonte da instituição.


Em declarações à Angop, sobre o balanço da participação do INCA na Feira Internacional de Luanda (FILDA), o director-geral do instituto, Ferreira da Costa Neto, referiu que a assinatura do acordo de intenções com alguns empresários de Espanha foi um dos maiores ganhos obtidos no evento, a par da maior divulgação das acções do órgão e a exposição das potencialidades cafeícolas de Angola.


Segundo o responsável, o protocolo com os espanhóis prevê também auxiliar no fornecimento de moagens e equipamentos para torrefacção do café, assim como na reabilitação de infra-estruturas cafeícolas.


Por sua vez, o director-geral da Empresa de Abastecimento ao Sector Cafeícola “Procafé”, Romualdo Traça, considerou que o evento serviu para manter contactos com várias empresas fornecedoras de bens de primeira necessidade e instrumentos de trabalho para os cafeicultores, com vista o estabelecimento de parcerias de negócios em breve.


O gestor adiantou que há grande interesse das autoridades governamentais em potenciar os cafeicultores familiares, em parceria com empresários do sector privado, no sentido de se unir esforços no relançamento de fazendas de café e a revitalização do sector cafeícola.


Já a secretária interina e directora-geral do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec), Filipa Basílio Caetano garantiu que a participação do órgão na FILDA permitiu esclarecer um maior número de cidadãos sobre as atribuições da instituição.


Indicou que durante os seis dias do evento, o INADEC distribuiu nos seus stands, panfletos com informações sobre a actividade do instituto, sua localização e o número de chamadas de emergência 914545752, ligado 24/24 horas, para que o consumidor, lesado por qualquer produtor ou prestador de serviço, possa apresentar a sua reclamação.


Acrescentou que muitos feirantes obtiveram no stand do INADEC informações e vastos esclarecimentos sobre como e onde apresentar uma reclamação, o tempo de demora, a reparação do dano, ou a troca do produto, salientando ser necessário a apresentação da factura para a queixa sobre qualquer eventual prejuízo sofrido pelo consumidor.


Iniciada há 14 deste mês, a FILDA contou com a participação nesta 26ª edição de 28 países e 680 expositores. Os produtos e serviços estão expostos em seis pavilhões, com um espaço de 30 mil metros quadrados.


Por tradição do evento, a direcção da FILDA distinguiu pela sua Excelência na exposição de âmbito internacional as empresas Sonangol (petróleos), Unitel categoria (sistemas de tecnologia), o Banco de Comércio e Indústria (serviços de finanças e banca), Agritrade (máquinas e equipamentos).


Outros prémiados na gala da Filda, foram a Espanha, Portugal, a empresa Sinfic, assim como a Televisão Pública de Angola (TPA) e a Rádio Nacional de Angola, respectivamente, nas categorias de televisão e de Rádio.


A Agência Angola Press (Angop) conquistou um prémio “Leão de Ouro” na 26ª edição da Feira Internacional de Luanda “FILDA 2009”, pela excelência em cobertura jornalística dos factos que marcaram o evento e, muito particularmente, por realçar a importância do dinâmico processo de crescimento económico de Angola.


O prémio “Leão de Ouro” é uma distinção anual, em várias categorias, que a organização da Feira Internacional de Luanda atribui às empresas que mais se destacam nas suas actividades durante o evento.


 

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