CAFÉ: COLHEITA NO SUL DE MG ESTÁ EM 85% – COOXUPÉ

Por: Agência Safras

11/08/2009 – A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) em seu levantamento semanal no período de 02 a 08 de agosto apontou que a colheita de café na sua área de atuação no sul de Minas Gerais está em 85%, mostrando avanço contra os 77% colhidos na semana anterior.

Segundo o coordenador de desenvolvimento técnico da Cooxupé, Mário Ferraz de Araújo, no cerrado mineiro há a indicação da Cooxupé de colheita de 62%, no comparativo com 55% da semana anterior.

Já em São Paulo a colheita é apontada pela Cooxupé em 69%, contra 62% na semana anterior.
Na média, tomando todas essas regiões em que a Cooxupé atua, a colheita está em 75%, contra 68% da semana anterior. Mário Ferraz de Araújo diz que a colheita seguiu avançando bem nos últimos dias, com o clima quente e seco favorecendo.

A qualidade desta safra foi prejudicada pelas chuvas em período de colheita em junho/julho, entretanto, observou.

“Cafés fermentaram no terreiro e também na árvore”, caracterizou o coordenador.
A produtividade da atual safra na região de atuação da Cooxupé (sul e cerrado de Minas Gerais e partes de São Paulo) já é naturalmente baixa este ano diante do ciclo bienal da cultura.
Porém, Mário Ferraz observa que ela pode ficar ainda aquém das expectativas, porque os produtores têm reclamado bastante do rendimento do grão no benefício do café.

“A reclamação é geral”, afirma. A colheita deve praticamente encerrar ao final de agosto nas regiões de atuação da Cooxupé, restando muito pouco para adiante. Acompanhe abaixo quadro com o levantamento semanal da Cooxupé, para o período de 02 a 08 de agosto, com a comparação com o período anterior 26 de julho a 01 de agosto.

A Cooxupé indicou os seguintes percentuais colhidos para as regiões de atuação da Cooperativa:

COLHEITA % REGIÃO 02-08 AGO 26/jul-01/08
—————————————–
SUL MG 85% 77%
CERRADO MG 62% 55%
SÃO PAULO 69% 62%
—————————————–
MÉDIA 75% 68% GERAL
—————————————–
(LC)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.