CAFETERIA – Uma conversa franca na livraria

14 de agosto de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 14/08/2009 - Diário de Natal

Baseado em cafés parisienses, projeto da Farn põe temas delicados em debate


Uma mesa no passeio, uma xícara de café, um bom livro para folhear e um bom tema para discutir. É com essa inspiração, baseada nos famosos cafés parienses, que está sendo criado em Natal um espaço agradável e acolhedor para se discutir temas importantes sobre a existência humana, com ênfase na família. Trata-se do Ateliê de Psicologia, um projeto da Farn, com inscrições gratuitas, destinado ao público interessado na ciência da mente que terá amanhã o primeiro encontro, às 10h30, na Livraria Siciliano do Shopping Midway Mall.



Juliana explica que intenção é criar espaço plural, com direito à fala para todos Foto: Joana Lima/DN/D.A Press O primeiro tema é “Adoção Homoafetiva”, que vai tratar sobre a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, um tema polêmico que mexe com a família e com a legislação do país. O expositor será o professor Carlos Henrique Souza Cruz. Os encontros serão realizados sempre nos segundos sábados de cada mês. As exposições são abertas e gratuitas, mas os interessados devem confirmar presença fazendo contato com o Departamento de Psicologia da Farn.


De acordo com a coordenadora do Departamento de Psicologia da Farn, Jordana Bulhões, trata-se de um projeto de extensão do curso que surgiu em conjunto com grupos de alunos e professores. O objetivo do ateliê é fomentar a produção de ciência, a partir da criação de um espaço democrático, onde todos têm direito à fala. “Por isso escolhemos um ambiente fora das academias universitárias e temas do interesse de toda sociedade. Praticamente todas as famílias passam por problemas como separação, homoafetividade que trazem desdobramentos diversos. Mas o que nos interessa são os aspectos psicológicos desses temas e é justamente isso o que os especialistas no assunto vão estar discutindo com o público”, explicou a coordenadora.


Além disso, as discussões serão sempre baseadas em livros. Para esse encontro, os livros são “Duas filhas, dois pais: adoção homoafetiva”, de Carlos Henrique Cruz, e “Aspectos sociológicos da adoção”, da autora Lídia Weber. Para o aluno de psicologia e idealizador do projeto, Marcos Cassimiro, esse espaço vai construir conhecimento a partir da contribuição crítica porque, ao contrário da ideia de palestra em que há um palestrante e os participantes simplesmente assistem, haverá sempre um expositor com a proposta de diálogo, estimulando os debates e elevando o conhecimento do público participante. “Poderíamos estar discutindo esses assuntos entre quatro paredes, mas preferimos abrir as temáticas para que os debates sejam enriquecidos com a experiência do cotidiano”, disse Marcos Cassimiro.


Serviço


Ateliê de Psicologia


– Próximos temas


Amanhã: “Adoção homoafetiva”, com o expositor Carlos Henrique (professor e escritor)


12/09: “Vínculos que se desfazem”, com Izabel Feitosa (psicanalista e professora)


10/10: “Quando os pais se separam”, com Georgia Martins (psicóloga)


Reservas: 3215-2939
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.