Consumo de café deve ser moderado, segundo pesquisa

5 de setembro de 2009 | Sem comentários Café & Saúde Mais Café
Por: A Tribuna - Santos

Sexta-Feira, 4 de Setembro de 2009, 20:45


De A Tribuna On-line


Um estudo divulgado há duas semanas no periódico Journal of Headache end Pain confirma que o excesso de cafeína pode tanto melhorar como piorar as crises de dor de cabeça. O trabalho, desenvolvido na Noruega, envolveu mais de 50 mil pessoas que consumiam, em média, 420 mg da bebida ao dia, o que representa cerca de quatro xícaras de café expresso, de acordo com o neurologista Ricardo Teixeira.


Segundo o médico, que atualmente dirige o Instituto do Cérebro de Brasília (ICB), o estudo mostrou que as pessoas que estão acostumadas a tomar café todo dia podem ter verdadeiras crises de abstinência se pararem de consumi-lo.


Cerca de 40% das pessoas estudadas relatou ter tido dor de cabeça no último ano e aquelas que mais consumiam cafeína tiveram maiores chances de apresentar crises de dor. Por outro lado, cerca de 1% das pessoas haviam tido dor por mais de 14 dias durante o mês e esse risco de alta frequência de dor de cabeça, nesse grupo, foi menor entre aquelas que consumiam mais cafeína.


Por conta das vantagens que o consumo moderado do café oferece, o neurologista critica os profissionais que proibem o seu consumo. “O café está dentro de um ambiente cultural muito grande”, destaca o médico, referindo-se ao hábito que o brasileiro tem de associar o café a reuniões com amigos ou a uma boa conversa. “Já atendi uma senhora de 80 anos que estava muito triste porque o médico dela a havia proibido de tomar café”.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.