CAFÉ: MAIORA DAS REGIÕES PRODUTORAS DE MINAS GERAIS REGISTRA FLORADAS

9 de setembro de 2009 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: Agência Safras

08/09/2009  – maioria das regiões produtoras de café em Minas já registrou a abertura das primeiras floradas, segundo informações de cooperativas de produtores. A floração foi favorecida pelo regime de chuvas no mês de agosto. De acordo com o boletim da Estação de Avisos Fitossanitários da Fundação Procafé, em Varginha, no sul do Estado, o volume de precipitações superou a média histórica para o mês e atingiu 37,2 milímetros.

A onda de calor que atingiu diversas regiões do País nos últimos dias não chegou a prejudicar as plantações. Em Varginha, conforme informações do departamento técnico da Cooperativa local (Minasul), a floração foi pequena e ocorreu principalmente nas lavouras novas. Os agrônomos da cooperativa acreditam que, se as chuvas vierem regularmente a partir da próxima semana, a principal florada poderá abrir no mês de outubro.



Já em Espera Feliz, na zona da mata mineira, as primeiras floradas foram registradas há 20 dias. Tradicionalmente, a região se caracteriza por um ciclo produtivo maior, que começa mais cedo e termina mais tarde, em virtude das diferentes altitudes em que estão localizadas as lavouras. Segundo informou o departamento técnico da filial da Cooperativa de Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaíso), uma nova florada deverá abrir nos próximos dias e uma terceira está prevista para o fim de setembro.



Em Monte Carmelo, no cerrado mineiro, a floração foi iniciada esta semana. Na região, em que 60% das lavouras são irrigadas, boa parte dos produtores decidiu manter a irrigação, em função das altas temperaturas nos próximos dias. De acordo com o técnico da Cooperativa local (Coopermonte), Leandro Rodrigues de Freitas, alguns produtores que não irrigam as lavouras decidiram aguardar o período de chuvas, confiantes de que o estresse nas plantas provocado pelo calor irá favorecer uma florada maior e mais uniforme no próximo mês.



Em todas as regiões a colheita da safra atual está praticamente concluída, com cerca de 90% da área já colhida, faltando apenas o café de varrição.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.