CAFÉ: EXPORTAÇÃO DE CAFÉ DA ETIÓPIA PODE SE RECUPERAR ESTE ANO

9 de setembro de 2009 | Sem comentários Comércio Exportação
Por: Agência Safras

As exportações de café da Etiópia, maior produtor da África, deverão se recuperar para cerca de 171 mil toneladas nesse ano, após os envios terem caído para seu menor nível em seis anos no ano passado, disse a oficial da Bolsa de Mercadorias da Etiópia, Eleni Gabre-Madhin. “As primeiras avaliações indicam um potencial muito bom para uma colheita abundante de café. Esperamos pelo menos o volume de 2007/2008”, disse ela.

As exportações de café da Etiópia caíram de 170.888 toneladas em 2007/08 para 133.993 t no ano passado, após uma seca ter reduzido a produção e os importadores japoneses terem parado de comprar café etíope depois de terem encontrado altos níveis de resíduos de pesticidas em alguns lotes.

Melhores chuvas nesse ano nas principais regiões produtoras de café levarão a mais produção durante a colheita de outubro a dezembro. Os cafezais etíopes também produzirão mais devido à sua natureza cíclica, disse ela.

Os preços para os grãos arábica, embora muito dependentes dos preços mundiais de café, poderão ser maiores esse ano por causa do novo sistema de classificação na Etiópia introduzido em conjunto com a Associação de Cafés Especiais da América (SCAA, da sigla em inglês), disse Gabre-Madhin. O sistema colocará os métodos de classificação da Etiópia de acordo com aqueles usados pela SCAA. “Esperamos que isso encoraje os produtores a produzir mais desses cafés de alta qualidade”.

A bolsa também começará a fornecer um novo serviço de compra direta para torrefadoras de café que buscam cafés especiais de produtores específicos, disse ela. Torrefadoras de cafés especiais dos Estados Unidos reclamaram no ano passado que a medida tomada pela Etiópia de comercializar grãos em uma bolsa de mercadorias dificultou rastrear o café a produtores específicos, uma característica de mercado desejável para as torrefadoras de cafés especiais.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.