ANGOLA – Vice-governadora inaugura mercado rural do café

14 de setembro de 2009 | Sem comentários Origens Cafeeiras Produção
Por: Agência Angola Press

14/09/2009 – A vice-governadora do Uíge, Piedade Samuel Hebo, inaugurou na sexta-feira, em Quinioma, município do Songo, o mercado rural local para comercialização do café e de outros produtos agrícolas.


No ato de inauguração, a governante disse que, com abertura do mercado rural na localidade, a população deixará de percorrer vários quilômetros para comercialização do café e outros produtos.


“Vamos manter a grande ligação entre a cidade e o campo, porque a agricultura é uma das fontes indispensáveis no desenvolvimento do país, em geral, e da província, em particular”, sublinhou.


A governante assegurou que a abertura deste mercado vai permitir o escoamento do café e outros produtos que os camponeses da localidade produzem, contribuindo na minimização das dificuldades que a população da região enfrenta.


Piedade Samuel disse que o governo da província está a privilegiar o trabalho do campo para a criação das condições de auto-subsistência para alimentar da população.


“A partir de hoje, todos nós teremos a possibilidade de vir aqui comprar aquilo que nós desejamos e permitir também que as nossas crianças possam entrar em contato com as outras da cidade”, notou.


Por sua vez, o diretor do departamento provincial do Instituto Nacional do Café de Angola no Uíge, Vasco Gonçalves, considerou a província uma das mais potenciais na produção do café a nível do país.


Para ele, a abertura do mercado foi feita num momento oportuno, visto que vai despertar as atenções de muitos comerciantes do café e outros produtos.


“O setor do café na província está numa fase de requalificação sobre a produção e a comercialização, com o mercado na cidade vai dar um estímulo aos compradores e produtores”, disse.


João Artur, um dos camponeses produtores de café, disse que o mercado na região vai maximizar o número de hectares para plantação de viveiros de café, com vista a garantir maior rendimento nos próximos anos.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.