Abertura do VI Simpósio Brasil Café Conilon

17 de setembro de 2009 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

O VI Simpósio Brasil Café Conilon reuniu autoridades para debater os “Desafios e Oportunidades do Conilon Brasileiro”


Durante a abertura do evento, o Governador Paulo Hartung e o Vice Governador Ricardo Ferraço falaram sobre a representatividade da agricultura no interior do estado para a estabilidade econômica do Espírito Santo.


A sexta edição do Simpósio Brasil Café Conilon, que começou hoje, por volta das 13h, movimentou cerca de 500 participantes. Na abertura, importantes figuras do Estado falaram ao público. Além de Antônio Joaquim de Souza Neto, Presidente da Cooabriel, Bento Venturin, Presidente do Sicoob, Guerino Balestrassi, Presidente do Bandes, e Raquel Lessa, Prefeita de São Gabriel, o evento reuniu também o Secretário de Agricultura Ricardo Ferreira Santos, Governador Paulo Hartung e o Vice-Governador, Ricardo Ferraço.


Os participantes fizeram suas considerações sobre o tema do Simpósio, os “Desafios e Oportunidades do Conilon Brasileiro”. Para Antônio, chegar a sexta edição é sinal de consolidação. O presidente falou do cenário da cafeicultura frente à crise e da importância de produzir sempre mais e melhor. “A cada simpósio temos a necessidade de trazer discussões sobre o café para que os agricultores possamos buscar o verdadeiro conilon de excelência.” Para ele, o maior desafio é conscientizar os produtores quanto a importância de respeitar o tempo certo de secagem do produto. “É importante ficar atento para essa fase, se não todo o esforço e o investimento feito antes da colheita serão em vão”, completa.


Para Bento Venturin, do Sicoob, o café produzido pelo ES é sinônimo de qualidade. “O nosso café conilon é considerado pelos nossos pesquisadores como uma bebida fina. Isso mostra que demos um passo muito grande, sinal que os esforços estão sendo recompensados. Antes, o conilon era tratado como um café inferior. Hoje, o respeito que sempre pedimos ao nosso produto foi alcançado”. O presidente obteve a aprovação do Vice-Governador Ricardo Ferraço, que ressaltou que o conilon do Estado é o melhor do Brasil. Para Ferraço, “O mundo está se curvando à capacidade e competência dos capixabas. Ao longo de 20 anos, de forma silenciosa, operaram uma revolução no interior do Espírito Santo”.


Ainda na cerimônia de abertura foram entregues placas em homenagem aos participantes pelo incentivo à Cooperativa. O Governador Paulo Hartung, presença mais esperada do evento, deu aos participantes palavras de incentivo para que a produção seja cada vez melhor. “O nosso conilon é um caso de sucesso. Mas isso não quer dizer que podemos cruzar os braços. Temos, na verdade, que arregaçar as mangas. Seja na ciência e tecnologia, no conhecimento, na qualidade e na produtividade do que é plantado. Arregaçar as mangas para oferecer um produto cada vez melhor.” Hartung concluiu o discurso enfatizando a importância da consciência ecológica dos produtores. “Uma plantação de qualidade hoje é pautada pela preocupação ambiental.”


Ainda esta tarde acontecem as palestras “Produção e Consumo de Café”, apresentada por Pedro Alcântara de Lima, Presidente do Grupo Santa Clara, e Jair Coser, Presidente da Unicafé; e “Instrumentos para a Competitividade do Conilon Brasileiro, apresentada por Carlos Henrique Jorge Brando, diretor da P&A Marketing Internacional. À noite, paralelamente ao Simpósio, serão apresentados os vencedores do VI Concurso Conilon de Excelência Cooabriel.


Serviço


VI SIMPÓSIO BRASIL CAFÉ CONILON – Desafios e as Oportunidades do Conilon Brasileiro


Data: 16 e 17 de setembro
Local: Ginásio de Esportes, no Centro de São Gabriel da Palha
Tel: (27) 3727-1152 – ramais 223/221
E-mail: simposio@cooabriel.coop.br
Inscrições gratuitas
Mais informações: www.cooabriel.coop.br

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.