2º Concurso de Qualidade do Café de Amparo e Região

20 de setembro de 2009 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: O Serrano

Em 20/09/2009
 
Acontece de 25 a 27 de setembro, em Monte Alegre do Sul (SP), o 2º Concurso de Qualidade do Café de Amparo e Região, que elege os melhores cafés da região, selecionando lotes de café da espécie Coffea arábica preparados pelo processo natural (via seca) ou pelo processo de cereja descascada da área do Circuito das Águas. Esses lotes serão encaminhados ao “8º Concurso Estadual de Qualidade Café São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira – Safra 2009”, divulgando dessa forma a região e incentivando a melhoria da qualidade do produto.


O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Amparo, APTA – Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio e CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, ambas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, conta com o apoio do Sindicato Rural de Amparo, Sebrae-SP, e SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, ligado à FAESP – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo; além dos sindicatos rurais de Serra Negra e Socorro, BM&F Bovespa e outras empresas do setor privado.


Juntamente com as atividades típicas do concurso (descaracterização e remuneração das amostras, preparo e torra das amostras, análise sensorial das bebidas por profissionais do ramo, classificação e divulgação dos resultados), haverá palestras sobre gestão de risco na cafeicultura, perspectivas de mercado e tendências e qualidade. No ano agrícola 2008/09, a produção de café da região de Bragança Paulista, que abrange Amparo, Monte Alegre do Sul, Socorro, Águas de Lindóia, Serra Negra e o Circuito das Águas, foi de 235,96 mil sacas (60 kg) para uma área estimada de 10.019 hectares, de acordo com levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).


“A região de Amparo se insere dentro daquilo que estamos aprendendo a chamar de Mantiqueira Paulista – antiga Baixa Mogiana”, diz o pesquisador do IEA Celso Luis Rodrigues Vegro. “Os cafés produzidos nessa região exibem características de padrão gourmet devido à altitude em que são cultivados. Cafezais acima de 1000 metros conferem uma fenologia para o amadurecimento dos frutos que torna a bebida com melhores notas nos julgamentos de provadores profissionais. Também é muito frequente encontrarem-se talhões de bourbon amarelo que reconhecidamente oferece uma das mais reputadas bebidas. Certamente, dessa região sairão cafés que comporão o leilão no Museu do Café no mês que vem.”


O concurso será realizado na sede do Pólo Leste Paulista/Apta – Estrada Vicinal Nelson Taufic Nacif, Km 3 – Monte Alegre do Sul – SP. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3807-2837.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.