CHÁ COMO SERVIR – Dicas para saber como organizar seu chá ou o de sua amiga – ETIQUETA

20 de setembro de 2009 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: A Notícia - Jornal de Joinville

20 de setembro de 2009. | N° 530


ETIQUETA

Chá bar

É uma alternativa para contornar o “clube da Luluzinha”, pois tanto as amigas da noiva quanto os do noivo podem participar. Organizado tradicionalmente pelos padrinhos e madrinhas, os convidados presenteiam o futuro casal com objetos para montar um bar, como abridores de garrafa e as próprias bebidas.


ORGANIZE-SE

Dicas para saber como organizar seu chá ou o de sua amiga:

– O local deve ser escolhido com cuidado, levando em consideração o número de convidados, o tipo de chá, o orçamento, o dia e o horário da festa.

– O horário da festa deve ser determinado de acordo com a disponibilidade da maioria dos convidados: se grande parte deles trabalha durante o dia, por exemplo, o ideal é escolher um fim de semana, quando não estarão com o cansaço de depois do expediente.

– O convite pode ser feito por e-mail ou telefone, mas se a opção for por convites escritos, certifique-se de que ele contém o tema do chá, o nome da noiva, o local, o horário da festa e uma lista com sugestões de presentes. Lembre-se que, no caso do chá de panela, as convidadas também devem ser chamadas para o casamento.

– Faça ou prove os petiscos escolhidos antes da festa para não correr o risco de servir um tipo de comida que desagrade aos convidados. Nem sempre aquele salgado ou doce tão bonito é assim tão gostoso.

– No caso do chá de panela, a data ideal é quatro semanas antes do casamento, para que haja tempo para mandar todos os convites com antecedência. Porém, a não ser que seja surpresa, é bom consultar a noiva para saber o dia mais adequado.

– A pessoa que está organizando o chá deve arcar com todo o orçamento da festa.

NADA DE GAFES

Confira as dicas da consultora de boas maneiras Sofia Rossi:

– Pedir lista de presentes só é adequado para casamentos. Para chás, é indelicado. Não há como saber a situação financeira de quem estamos convidando, a pessoa deve ficar livre para dar o que pode. Caso prefira, o presente pode ser trocado.

– É educado convidar com 20 a 30 dias de antecedência para que as pessoas possam se programar. O prazo também evita que os convidados marquem outras coisas no mesmo dia do seu chá.

– Nada de excessos: beber demais, exibir os presentes que ganhou ou ser o último convidado a ir embora não é nada educado.

– Pedir para levar salgados e doces para casa é um hábito extremamente deselegante. Antigamente, as pessoas moravam longe e davam suprimentos para os convidados após a festa. Hoje, isso não faz mais sentido.

– Seja discreto. Os enfeites da mesa não devem ser pegos, a não ser que sejam oferecidos.

– Se quiser levar um convidado extra, o anfitrião deve ser avisado.

– Não é deselegante pedir dinheiro no lugar de presentes, mas o assunto deve ser tratado de forma delicada. É muito mais chato pedir um escorredor de prato azul, por exemplo, do que dinheiro. Mas ainda assim, a pessoa deve ficar livre para dar a quantia que puder.

– Quem promove a festa é o que menos se diverte, pois precisa dar atenção aos convidados. Mesmo se o evento contar com garçons, cabe ao anfitrião verificar periodicamente se todos estão bem servidos.

Fontes: Sofia Rossi, www.abridalshower.com, www.noivasonline.com, www.pontodosnoivos.com.br e www.chadaspanelas.com


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.