Semana Florestal é aberta em cerimônia no Centro Mineiro de Referência em Resíduos

21 de setembro de 2009 | Sem comentários Produção Sustentabilidade

O dia da árvore será comemorado na abertura do 8° Festival Lixo e Cidadania


A Semana Florestal 2009 será lançada hoje (21/09), às 14h, durante a abertura oficial do 8º Festival Lixo e Cidadania. O evento acontece no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), localizado na avenida Belém, 40, bairro Esplanada, em Belo Horizonte. Na ocasião, serão assinados os decretos que criam duas Unidades de Conservação na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o Parque Estadual Serra do Ouro Branco e o Monumento Natural Estadual de Itatiaia.


O Parque Estadual Serra do Ouro Branco está localizado em sua maior parte em Ouro Branco e outra parte em Ouro Preto, possui uma área de 7.800 hectares aproximadamente, e será criada para proteger os campos rupestres, ambientes de alta importância biológica e de grande fragilidade. Localizado nos mesmos municípios, e com uma área de 3.200 hectares, o Monumento Natural Estadual de Itatiaia  representa as memórias de uma comunidade do século XVII e início do século XVIII que viveu na região. Nesta área encontram-se vários marcos históricos que se destinavam ao transporte de passageiros e cargas entre Vila Rica (atual Ouro Preto) e o Rio de Janeiro.


Até o dia 27 de setembro, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), promove diversas atividades na Grande BH e no interior do Estado. Os destaques são a inauguração, nesta quinta-feira (24), no Parque Estadual do Itacolomi, localizado em Ouro Preto, do Cento de Visitantes e do Museu do Chá. O evento de encerramento da semana será realizado no domingo (27), no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, dia em que a unidade completa 15 anos.


Com a inauguração, o Parque Estadual do Itacolomi passa a contar com um Centro de Visitantes montado para apresentar ao turista, de forma divertida e interativa, os atributos da região, suas riquezas e importância. Outra novidade é o Museu do Chá, espaço montado em antiga fazenda da década de 30 onde funcionava uma fábrica do produto. A partir da aquisição da área pelo IEF em 1993, a fazenda recebeu reformas. O local, além de parte do antigo maquinário, abriga uma exposição de fotos antigas e conta agora com várias novas atrações. É um espaço que foi criado a fim de apresentar a história que precede a criação do Parque.


Durante esta semana os Escritórios Regionais do IEF, localizados em todo o Estado promovem diversas atividades de educação ambiental como blitze ecológicas e plantio de mudas. O público alvo são crianças de escolas públicas municipais e estaduais, além dos produtores rurais.


No domingo (27), o dia será marcado por caminhadas ecológicas, passeio ciclístico, observação de pássaros e palestras no Parque Estadual Serra do Rola Moça. As ações são voltadas para a comunidade do entorno da unidade, mas quem quiser pode participar. A entrada é franca.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.