IMA realiza a classificação de 800 mil sacas de café em Varginha

segunda-feira, 5 outubro, 2009

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai classificar cerca de 800 mil sacas de café para compra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A ação será realizada entre os dias 5 de outubro e 30 de novembro, na cidade de Varginha, no Sul de Minas.


O IMA tem um contrato de prestação de serviço com a Conab que o permite realizar a classificação dos grãos que são comprados ou vendidos pelo governo federal, em Minas Gerais.


O Instituto vai deslocar, durante este período, para o prédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Varginha, os equipamentos necessários para realizar a classificação do café, bem como uma equipe de 15 servidores registrados no Mapa como classificadores. O IMA escolheu o município de Varginha para montar esta estrutura, por ser uma área tipicamente produtora de café e um centro de industrialização e comercialização desta produção para outros mercados de consumo.


O produtor que desejar vender café para a Conab deve procurar a unidade armazenadora da Companhia mais próxima da sua região e levar o produto que será vendido. A Conab encaminha para o IMA uma amostra do café para ser classificado.


A classificação é decisiva nos processos de negociação, isto porque, de posse do certificado emitido pelo Instituto, o produtor tem como comprovar a qualidade de seus produtos e receber melhores ofertas.


Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, a classificação é um diferencial que possibilita a seleção de produtos para diversos usos, em função da qualidade. “A classificação traz vantagens para os produtores, comerciantes e consumidores. Isso porque permite o controle da matéria-prima, minimizando a rejeição do produto final, contribuindo para o aumento e melhoria da produção e evita a comercialização de produtos inadequados ao consumo”.


A Conab vai comprar 796 mil sacas de café durante os meses de outubro e novembro deste ano e 1,6 milhão de sacas no período de 18 de janeiro a 31 de março de 2010, em todas as regiões produtoras de café em Minas Gerais. Esta ação tem como objetivo garantir a comercialização do produto e regular o preço no mercado. Assim, até mesmo o pequeno agricultor conseguirá vender seu café a preço justo.


Classificação vegetal


O IMA é autorizado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) a executar a classificação de produtos vegetais, subprodutos ou resíduos de valor econômico que são destinados à alimentação humana.


O processo de classificação pode ser solicitado por qualquer produtor, empresa, entidade ou cooperativa, nas unidades do IMA localizadas em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, São Gotardo, Uberaba, Uberlândia e Unaí. O interessado deve encaminhar ao Instituto quatro amostras identificadas e lacradas, de no mínimo um quilo cada.


O classificador faz a análise destas amostras por meio de equipamentos técnicos e de testes sensoriais como tato, visão e olfato. Ao final é emitido o certificado de classificação, válido como instrumento de comercialização.


A classificação consiste na realização de um diagnóstico para determinar a qualidade do produto, através da análise de características internas e externas com base em padrões oficiais de qualidade. São verificados o tamanho do grão, a presença de defeitos, fungos, insetos vivos e sementes tóxicas nos produtos e subprodutos vegetais destinados à alimentação humana. O Instituto possui, 140 classificadores habilitados no Ministério.


Para a prestação deste serviço o IMA cobra uma taxa fixada pela Portaria nº 850, que varia de R$ 0,50 a R$ 4,73 por tonelada, dependendo do produto. Atualmente, são classificados arroz, feijão, milho, soja, trigo, milho de pipoca, batata, ervilha, lentilha, cebola, alho e café.


Para mais informações sobre a coleta de amostras e para consultar os endereços das unidades do IMA que prestam o serviço, acesse o site do instituto.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.