Mercado de franquias cresce com impulso de cafeterias

5 de outubro de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 30/092009 - Portal VP

Dados recém-divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelam o bom desenvolvimento do setor de franquias no Brasil. Após faturar R$ 55 milhões em 2008, 19,5% frente ao ano interior, a expectativa é de que o mercado continue crescendo e, apesar da crise, atinja ao final de 2009, a marca dos 13%.


Prova de que o setor de franchising no Brasil continua em expansão são os números exponenciais da maior feira do setor realizada na América Latina, a ABF Expo Franchising: 40 mil visitantes, um aumento de 22% em relação ao ano anterior, e cerca de R$ 30 milhões gerados em negócios. Os altos faturamentos do setor, a entrada de redes internacionais no País e o suporte oferecido pelo franqueador são os principais atrativos para este tipo de negócio.


Um dos segmentos que apresenta os maiores números do setor é o de alimentação, cujo crescimento atingiu os 20% em 2008. Neste segmento incluem-se as cafeterias, que recebem cada vez mais investimentos e colocam-se no mercado como ótima opção de negócio próprio. A exemplo, a rede Fran’s Café, maior do país, registra ótimos números de expansão e permanece inabalável frente à crise econômica. Diante de um faturamento que atingiu os R$ 40 milhões no ano de 2008, a rede iniciou o ano já com a meta de ultrapassar os números anteriores e inaugurar 20 novas lojas nas principais capitais do País. Até agora o Fran’s Café já inaugurou 11 lojas, e a procura por uma franquia da rede aumentou consideravelmente no último semestre. A expectativa é fechar o ano de 2009 com faturamento de R$ 43 milhões. O aumento da procura pelo produto principal da rede, o café, também é um fator determinante para o sucesso da marca Fran’s Café.


De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo interno da bebida teve aumento de 3,43%, representados por 17,45 milhões de sacas em 2007, contra as 16,87 milhões do ano anterior. O consumo per capita no país já passou dos 5,5 quilos ao ano, nível que pode ser comparado a mercados mais desenvolvidos como o alemão, o francês e o italiano.


Prova disso é o recorde alcançado pela marca em 2009: a venda de cafés expressos atingiu 1 milhão ao mês antes do término do primeiro semestre do ano.


Taxa de franquia: R$ 47.500


Taxa de royalties: 6%


Taxa de publicidade: 2%
 
Faturamento médio mensal: expectativa conservadora de R$ 54.000.


Margem de lucro sugerida: 18% a 20%


Número de funcionários: média de 5 colaboradores por turno


Área mínima para montagem de loja: 80m² (loja 24 horas) e 9m² (Station). 

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