Chuvas favorecem áreas produtoras de café do Brasil

06/10/2009 – As áreas produtoras de café do Brasil estão recebendo boas chuvas, o que fornece às árvores umidade no momento importante de floração para a safra do ano que vem, disseram agrônomos e produtores, tentando virar a página após um 2009 decepcionante.


As chuvas durante praticamente todo o ano prejudicaram parcialmente a safra de 2009, provocando a fermentação dos grãos colhidos mais tardiamente. “Não é nem muito nem pouco”, disse o produtor Ralph de Castro Junqueira, de Minas Gerais.


“Os botões estão começando a se formar”, completou, explicando que as flores surgirão em cerca de duas semanas – o primeiro passo no ciclo de produção.


As flores já abriram em muitas partes de Minas, São Paulo e Espírito Santo, mas agrônomos disseram que a quantidade, uma indicação do tamanho da safra, varia de lugar para lugar.


“A floração aconteceu, mas não foi como os produtores esperavam…Foi mais em cafezais mais jovens”, disse Joaquim Goulart, diretor técnico da Cooxupé, em Minas.


Goulart explicou que as flores abriram em estágios, em vez de um padrão uniforme, o que pode afetar a qualidade se algum fruto ainda estiver verde no momento da colheita. O baixo uso de fertilizantes no ano passado, quando os preços saltaram, pode também afetar a produção, disse ele.


“Comparado com 2008, tudo nos leva a crer que será similar”, disse Goulart, referindo-se ao ano de alta do ciclo bianual do café, o que acontecerá novamente em 2010.


No mês passado, o trader da Cooxupé Lúcio Dias afirmou que a safra de 2010 pode atingir 45 a 47 milhões de sacas, contra 48 milhões em 2008. Ele alertou que isso ainda pode mudar, já que faltam vários meses para o início da colheita.


As informações partem da Reuters, conforme noticiou o MFRural / Café e Mercado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.