Plano Café da Venezuela favorece produtores em Escuque

07/10/2009 – Através de um convênio entre Cuba e Venezuela, as comunidades agrícolas de Escuque, no segundo país, vêm obtendo avanços significativos ao longo dos últimos meses. O coordenador do Plano Especial Café, filial Escuque, Doménico Perpiglia, conjuntamente com os produtores Sabia Torres, Diego Hernández, Nelson Berrios e Enrique Santiago informaram que com a execução de políticas nacionais e regionais tem conseguido atender as demandas de importantes zonas produtoras.

Desse modo, o Ministério de Obras Públicas da Venezuela, juntamente com o Plano Café, efetuou a renovação de 11 quilômetros de estradas, de La Candelilla-La Mesa de San Pedro-El a Socorro-El Charal-La Palma, beneficiando mais de 300 famílias e mil produtores. Graças ao Plano Especial Café, Escuque teve a construção de 22 casas, com todos os serviços básicos. Além disso, a região tem uma mesa de crédito (área de análise para oferecimento de financiamentos), além de programas de capacitação sobre agricultura básica, produção de café e obtenção de grãos de qualidade diferenciada.

Num primeiro momento, 26 produtores locais passaram por vários cursos e se tornaram multiplicadores de informações, sendo que eles poderão oferecer capacitação a até 250 outros cafeicultores ao longo dos próximos meses, não apenas na cidade de Escuque, mas também em Monte Carmelo, Rafael Rangel e também em Valera. As informações partem da Agência de Notícias do Café / Café e Mercado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.