Peru conhece os melhores lotes de cafés especiais em concurso

07/10/2009 – O lote de café apresentado por Wilson Sucaticona Larico, produtor da Cecovasa (Central de Cooperativas Agrárias Cafeeiras do Vale de Sandia), localizada na região de Puno, no Peru, foi escolhido como o melhor café peruano entre 40 finalistas das 14 regiões que apresentaram suas mais destacadas amostras.

O Peru experimentou uma ascensão no ranking e atualmente é o quinto exportador de café no mundo e mantém sua liderança no segmento de café orgânico. A seleção desse concurso esteve a cargo de oito provadores nacionais e estrangeiros, provenientes dos Estados Unidos, Japão, Suíça e Reino Unido.

O Peru, graças à ação conjunta do Usaid (Agência Norte-americana para o Desenvolvimento) e a organização não-governamental Devida, tem agora 5 mil hectares de café plantados em áreas onde antigamente eram cultivadas lavouras de coca, matéria-prima de drogas como a cocaína e o crack. Durante a cerimônia da entrega dos prêmios, Paul Weinsefeld, diretor da Usaid, ressaltou que o governo dos Estados Unidos vem apoiando os cafeicultores peruanos há vários anos, com investimentos consideráveis. “Apenas em 2009 a Usaid e a Devida, mediante o Programa de Desenvolvimento Alternativo, contribuíram com o cultivo de mais de mil hectares de café e com a manutenção de quase 4 mil hectares, em regiões como San Martín, Huánico e Ucayali”, disse.

A equipe de organização do concurso foi formada pela Junta Nacional de Café do Peru, Câmara Peruana de Café e Cacau e pelo Ministério da Agricultura, além da organização e da agência. Os cinco melhores classificados foram premiados no evento, cuja finalização ocorreu no último final de semana. “Entre 2004 e 2009, tivemos um aumento de 33% a área de cultivo de café, graças aos esforços dos pequenos produtores que buscam gerar seu próprio emprego. Atualmente o país tem 120 mil hectares certificados de cafés especiais, 32% da área total. O café gera 160 mil postos de empregos”, finalizou Weinsefeld. As informações partem da Agência de Notícias do Café / Café e Mercado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.