Poços de Caldas promove Café e Cultura 2009

11 de outubro de 2009 | Sem comentários Agenda & Eventos Mais Café

Desenvolvimento Econômico e Trabalho  

Palestras sobre cafeicultura, além de exposições e concursos de qualidade estão previstos para o Café e Cultura 2009, evento anual realizado em Poços de Caldas.



De 14 a 16 de outubro, no Espaço Cultura da Urca, acontecerá o Simpósio de Cafeicultura Familiar, além do 2º Concurso Qualidade de Cafés do Município e a Feira do Café. As ações culturais serão realizadas de 16 a 18 de outubro, no Parque José Affonso Junqueira.


A organização do evento espera reunir vários participantes entre produtores, empresários, políticos, pesquisadores, técnicos do governo e representantes de cooperativas e sindicatos. Esse encontro tem apoio financeiro do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), por meio de convênio celebrado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, entidade promotora.


Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Marcos Tadeu Sala Sansão, o evento é de extrema importância, principalmente no sul de Minas, onde a maioria das plantações é de característica familiar, que passa por dificuldades por causa do preço do produto. O Simpósio de Cafeicultura Familiar irá discutir novas formas de permanência dos agricultores no campo.


Poços de Caldas fica no sul de Minas Gerais, está inserida na maior região produtora de café, na divisa entre sul de Minas e Mogiana Paulista, onde são colhidos alguns dos melhores grãos de bebida arábica, com sabor e qualidade reconhecidos internacionalmente. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Mapa, a produção mineira em 2009 alcançou 19 milhões de sacas de 60 quilos.


O Ministério da Agricultura será representado no Café e Cultura 2009 pelo assessor do departamento do Café da Secretaria de Produção e Agroenergia (SPAE), Thiago Masson, que vai proferir a palestra “Políticas Públicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Cafeicultura Familiar”, no dia 14. O objetivo do simpósio é promover debates entre a produção familiar de café e setores que compõem o sistema agroindustrial para a formulação de políticas públicas.


De acordo com Sérgio Parreiras Pereira, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o Simpósio vem preencher uma lacuna existente dentro da cafeicultura. “Pretendemos trazer à tona as dificuldades e anseios dos cafeicultores familiares”, destaca. “Em três dias, serão debatidas políticas públicas setoriais, metodologias participativas, empoderamento, associativismo e economia solidária, além de técnicas e práticas agrícolas. No último dia acontecerá o Fórum de Associações de Cafeicultores familiares, um debate entre os grupos de cafeicultores no sentido de apresentar à sociedade a realidade da cafeicultura de base familiar”, informa.


Mais informações e a programação completa do evento podem ser obtidas no site www.cafeculturaminas.com.br ou pelo telefone (35) 3721-3851.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.