CAFÉ DO CENTRO ABRE A 3ª CAFETERIA EM TÓQUIO, A PRIMEIRA FRANQUIA DA MARCA

12 de outubro de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 07/10/2009 09:10:15 - Global Research



Única marca brasileira do segmento no Japão; empresa pretende inaugurar mais duas unidades no país.


O café do Centro – maior torrefadora de grãos gourmet e especiais do país – segue em expansão pelo continente asiático e acaba de inaugurar a terceira loja da marca, no bairro de Shinagawa, em frente à baía de Tóquio, no Japão. Com investimentos na ordem de R$ 600 mil, estima-se que cerca de 300 pessoas por dia passem pela unidade.


Mesmo com a economia local um tanto enfraquecida ainda devido aos reflexos da crise financeira, o mercado japonês já vem dando sinais de recuperação. Frente a esta situação, o café do Centro, que acredita no sucesso e potencial de consumo asiático, abriu sua terceira unidade em solo Japonês. Rodrigo e Rafael Branco Peres, diretores da empresa revelam porque apostam neste mercado: “Nós conseguimos superar obstáculos, culturais e conquistamos a confiança do consumidor local. Fazer com que uma marca brasileira de café gourmet, se torne uma cafeteria conhecida, com diferenciais, em termos de produtos, atendimento e design, não é tarefa das mais fáceis, mas temos nos saído bem, comentam os executivos”.


Com quase 50m² de área, 6 funcionários, a decoração do espaço é clean e relaxante, para dar um ar mais intimista, ao invés de cadeiras a loja conta com sofás. No cardápio, estão produtos tipicamente brasileiros, além de para esta nova unidade terem sido desenvolvidos pratos lights como sandwich e cachorro quente, mas continuam sendo servidos cafés Gourmet (espresso e coado), Especiais de Origem, Frapês gelados, café gelado, cappuccinos – todos do café do Centro. Pão de queijo, pasteis, bolinhos de bacalhau, caipirinha e sucos de maracujá e manga também são itens indispensáveis no menu.


O franqueado da terceira loja do café do Centro, Sr.Akio Chikai, acredita que a empresa está no caminho certo “O mais importante para entrar no Mercado Asiático é ser uma cadeia de cafeterias procuradas e localizadas em lugares famosos, requintados e com fluxo de pessoas no Japão. E as cafeterias do café do Centro, estão todas dentro destes padrões. Com a economia e o mercado crescendo na China, Coréia e Taiwan é imprescindível ter know-how consolidado para que se tenha chances nesses mercados”, ressalta.


Cafeterias no Japão – A primeira cafeteria do café do Centro no Japão fica no centro de Tóquio, numa área estratégica e privilegiada, próximo ao jardim do Palácio Imperial e foi inaugurada em 2006. O projeto da primeira cafeteria brasileira em território Japonês, demorou 5 anos para ser concluído, já a segunda unidade está localizada no bairro nobre de Aoyama, próxima à embaixada brasileira e à sede da ONU. Cercada por ruas badaladas, repletas de lojas de grifes, a inauguração desta cafeteria foi mais ágil e demorou apenas 30 dias para ser concluída.


A proposta de expandir para o Japão no formato de cafeterias e não conflitar com o mercado interno brasileiro, (onde já atuam no fornecimento de grãos gourmet e especiais), surgiu em 2001, quando a marca e executivos do país se aproximaram. Esta parceria rendeu três unidades no Japão, nos três últimos anos e agora caminha para duas novas cafeterias. É o que afirmam os diretores do café do Centro Rodrigo e Rafael Branco Peres, “Ainda continuamos as negociações no continente asiático, ainda sem local e data de abertura definidos, estamos em contato com possíveis novos investidores, para que possamos em longo prazo concretizar a marca de 100 lojas em dez anos”.


O café do Centro é uma das principais torrefadoras de café Gourmet e Especial do país, que começou os negócios em São Paulo em 1916, quando a marca pertencia à família Nahum. Em 1995 o Grupo de agronegócios Branco Peres adquiriu a marca e iniciou o processo de expansão e gestão do negócio.


Além do café gourmet, a empresa é a única em solo nacional a disponibilizar todos os grãos de origem arábica – um tipo mais requintado, com blends diferenciados – de seis regiões diferentes do Brasil: Mogiana, Paraná, Bahia, Cerrado Mineiro, Espírito Santo e Sul de Minas. Com uma carteira de cerca de 3.000 clientes, o café do Centro atua no fornecimento de cafés para restaurantes, bistrôs, cafeterias, bares, etc. Está presente na carta de lugares sofisticados, como Due Coucchi, Le Caserole e KAÁ..
 

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